Windows 11 está prestes a ganhar 4 grandes novidades; veja quais são
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

Aparentemente, a Microsoft prepara uma grande atualização para os testadores do Windows 11. Após um hiato atípico de updates na semana passada, fontes afirmam que a empresa prepara um pacote recheado de recursos importantes para o sistema.
- Velho truque usado no Brasil é isca para infectar PCs com Windows
- Falsa atualização para o Windows 11 esconde vírus que rouba dados financeiros
Talvez, as adições desse pacote misterioso sejam lançadas somente na grande atualização anual do Windows 11, esperada para o segundo semestre do ano. Essa hipótese parte do número dessa suposta leva de Builds experimentais, que pula da numeração 22543 para 250xx (“x” substituindo variáveis de pacotes menores”).
É difícil prever as novidades, mas enquanto algumas delas devem surgir por demanda da comunidade, outras devem ser ideias que a Microsoft deixou escapar em apresentações públicas. Aqui estão quatro grandes adições que chegarão em breve ao Windows 11:
4. Pasta de apps no Menu Iniciar
Em vez de ter uma grade única de aplicativos, o Menu Iniciar passará a permitir o uso atalhos para aplicativos em pastas, tal qual o Windows 10 permite nos Blocos Dinâmicos. A adição incrementa a usabilidade da seção, permitindo uma organização mais refinada de itens.
3. Snap Bar
Atualmente, dá para organizar janelas na tela ao arrastá-las para extremidades da tela ou clicando com o botão direito sobre o ícone de “maximizar”. A Snap Bar seria um método extra: ao arrastar um programa, uma barra com diferentes opções de layout apareceria na parte de cima da tela.
2. Novos gestos para tablets
Futuramente, talvez seja possível acessar o Menu Iniciar a partir de gestos — arrastar da parte inferior da tela ao centro, por exemplo. A adição seria importante para incrementar a usabilidade de tablets com Windows 11 e notebooks com telas sensíveis ao toque.
1. Visual mais transparente
O material “Acrylic” pode ser usado em barras de título futuramente, compondo a tela com mais efeitos de transparência. Essa adição foi vista numa transmissão da Microsoft no início deste ano.
Atualização sem previsão
Embora a atualização tenha recursos valiosos para incrementar a usabilidade do Windows 11, talvez leve mais tempo para ela alcançar os PCs inscritos no Canal Dev — justamente por serem adições mais complexas e sujeitas a bugs. Por enquanto, não existe nem confirmação de que essas novidades serão lançadas, já que a Microsoft quer experimentar recursos que podem nunca “sair do papel”.
Segundo fontes do site MSPowerUser, a próxima atualização seria conhecida internamente na MS como “Sun Valley 2”. É bem provável que a Microsoft faça uma apresentação maior quando o pacote enfim for liberado para usuários cadastrados no programa Windows Insider.
Fonte: MSPowerUser