Publicidade

Substituto do Painel de Controle está ainda melhor no Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Fevereiro de 2022 às 17h41

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

A Microsoft trouxe melhorias interessantes para o aplicativo de Configurações do Windows 11 na última atualização: novos ícones, aparência mais colorida e adição da ferramenta Espaços de Armazenamento. A reformulação é parte de um processo de refinamento dos desenvolvedores para modernizar o visual do sistema e trazer um caráter mais utilitário para os recursos.

O app Configurações é o substituto do velho Painel de Controle, com a função de reunir os principais ajustes para os computadores, como resolução de tela, acesso à internet, personalização e contas de usuário. Embora ambos coexistam atualmente, os planos da Microsoft consistem em eliminar o segundo para manter somente o primeiro.

Continua após a publicidade

A ideia dos ícones ao lado dos nomes ajuda a representar melhor o que cada opção faz, além de dar um toque maior de acessibilidade para quem possui dificuldade de leitura. Cada seção tem um conjunto de recursos e suas devidas representações gráficas em formato de lista.

Outra novidade na experiência do app de Configurações é o gerenciamento de notificações. Foi introduzida uma seção exclusiva que permite definir as prioridades para cada alerta, assim dá para configurar separadamente cada notificação.

A Microsoft vai introduzir, ainda, uma nova seção chamada “Sustentabilidade”, que permitirá aos usuários otimizar o consumo de energia de seus dispositivos. Com base no resultado da verificação de otimização, o Windows 11 fornecerá aos usuários recomendações mais "ecológicas" para ajudar na economia de eletricidade.

Visual renovado e mais produtividade

Continua após a publicidade

Essa "pegada visual" mais moderna vem para superar o padrão antigo, que já sofria com a passagem do tempo, em áreas como o Gerenciador de Tarefas e os elementos do Windows Explorer. Tal esforço foi feito para não somente mudar ícones, mas também otimizar o fluxo de trabalho, como o excelente modo Foco — antes conhecido como Assistente de Foco.

Além disso, mudar as configurações de um PC com Windows nunca foi uma tarefa tão simples para as pessoas mais leigas. A aparência do Painel de Controle no Windows XP, por exemplo, era pouco amigável e tinha recursos que as pessoas não compreendiam muito bem

É provável que a próxima grande atualização do Windows 11, apelidada de Sun Valley 2, traga ainda mais mudanças visuais e funcionalidades para o sistema da Microsoft. Esse update está previsto para o segundo semestre do ano e já teve quatro importantes novidades reveladas.

Continua após a publicidade

Fonte: Windows Latest