Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Requisito do Windows 11 causa travamentos em processadores da AMD

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Janeiro de 2022 às 15h55

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Um dos componentes necessários para instalar o Windows 11 aparentemente causa recorrentes travamentos em processadores AMD. Segundo relatos de múltiplos usuários online, a ativação do fTPM (equivalente ao TPM 2.0, só que baseado em software) gera ocasionais stutterings e problemas de áudio durante o uso normal do computador.

Os relatos de usuários datam de meses atrás, no Reddit, no fórum de discussão do canal do YouTube Linus Tech Tips e na central de discussão da Lenovo. O problema persiste mesmo após retornar ao Windows 10 se o componente de segurança estiver habilitado.

O problema acontece numa variedade de computadores com CPUs da linha Ryzen, tanto em máquinas mais baratas, com modelos Ryzen 3, quanto em topos de linha equipados com Ryzen 9 3900X. Os stutterings acontecem em momentos aleatórios, incluindo durante a execução de jogos e programas pesados, e costumam durar poucos segundos.

Continua após a publicidade

Problema não afeta todo mundo

Ainda assim, isso não costuma afetar todos os usuários. Algumas respostas no Reddit alegam que, mesmo com o fTPM ativado desde o lançamento do Windows 11, nenhum travamento semelhante ao relato original aconteceu. Não se sabe, portanto, o que causa o problema ou o que livra computadores específicos deste bug.

Aqui no Canaltech, o bug parece afetar também PCs com CPUs AMD. As ocorrências seguem as características descritas nos fóruns: a máquina eventualmente engasga ao fazer ações comuns, como abrir o navegador ou acessar um programa minimizado na Barra de Tarefas. O stuttering dura entre dois e três segundos e, durante o processo, o áudio também “pipoca”.

Continua após a publicidade

Como resolver o problema?

A solução mais rápida para o problema é, claro, voltar para o Windows 10 e desativar o fTPM nas configurações da BIOS. Infelizmente, continuar no Windows 11 com o componente de segurança desativado tira o computador da lista de compatibilidade e, por isso, pode impedir que ele receba atualizações no futuro.

CPU AMD e os problemas com Windows 11

Essa não é a primeira vez que o novo sistema operacional enfrenta problemas com processadores da AMD. Pouco depois de o sistema ter sido lançado, dois problemas afetavam todos os CPUs da marca, derrubando a performance do computador em até 15% em jogos e programas mais exigentes.

Continua após a publicidade

Neste caso, ambos foram corrigidos em atualizações posteriores — já amplamente distribuídas a esta altura. O problema da vez, porém, parece atrelado à estrutura da unidade de processamento, então talvez seja uma missão que a fabricante de Lisa Su precisa resolver.

Fonte: Reddit, Linus Tech Tips Forum, Lenovo Forum