Requisito do Windows 11 causa travamentos em processadores da AMD
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Um dos componentes necessários para instalar o Windows 11 aparentemente causa recorrentes travamentos em processadores AMD. Segundo relatos de múltiplos usuários online, a ativação do fTPM (equivalente ao TPM 2.0, só que baseado em software) gera ocasionais stutterings e problemas de áudio durante o uso normal do computador.
- Windows 11 ganha suporte a apps de Android e pacote de novidades em fevereiro
- Windows 11 e Windows 10 rodam em mais de 1,4 bilhão de PCs, revela Microsoft
Os relatos de usuários datam de meses atrás, no Reddit, no fórum de discussão do canal do YouTube Linus Tech Tips e na central de discussão da Lenovo. O problema persiste mesmo após retornar ao Windows 10 se o componente de segurança estiver habilitado.
O problema acontece numa variedade de computadores com CPUs da linha Ryzen, tanto em máquinas mais baratas, com modelos Ryzen 3, quanto em topos de linha equipados com Ryzen 9 3900X. Os stutterings acontecem em momentos aleatórios, incluindo durante a execução de jogos e programas pesados, e costumam durar poucos segundos.
Problema não afeta todo mundo
Ainda assim, isso não costuma afetar todos os usuários. Algumas respostas no Reddit alegam que, mesmo com o fTPM ativado desde o lançamento do Windows 11, nenhum travamento semelhante ao relato original aconteceu. Não se sabe, portanto, o que causa o problema ou o que livra computadores específicos deste bug.
Aqui no Canaltech, o bug parece afetar também PCs com CPUs AMD. As ocorrências seguem as características descritas nos fóruns: a máquina eventualmente engasga ao fazer ações comuns, como abrir o navegador ou acessar um programa minimizado na Barra de Tarefas. O stuttering dura entre dois e três segundos e, durante o processo, o áudio também “pipoca”.
Como resolver o problema?
A solução mais rápida para o problema é, claro, voltar para o Windows 10 e desativar o fTPM nas configurações da BIOS. Infelizmente, continuar no Windows 11 com o componente de segurança desativado tira o computador da lista de compatibilidade e, por isso, pode impedir que ele receba atualizações no futuro.
CPU AMD e os problemas com Windows 11
Essa não é a primeira vez que o novo sistema operacional enfrenta problemas com processadores da AMD. Pouco depois de o sistema ter sido lançado, dois problemas afetavam todos os CPUs da marca, derrubando a performance do computador em até 15% em jogos e programas mais exigentes.
Neste caso, ambos foram corrigidos em atualizações posteriores — já amplamente distribuídas a esta altura. O problema da vez, porém, parece atrelado à estrutura da unidade de processamento, então talvez seja uma missão que a fabricante de Lisa Su precisa resolver.
Fonte: Reddit, Linus Tech Tips Forum, Lenovo Forum