Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Código 43 | O que fazer quando o Windows vê problemas no USB?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Julho de 2022 às 12h00

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O erro de código 43 é uma falha que impede o funcionamento de dispositivos USB e ocorre quando este apresenta conflito com o Windows. Normalmente, está relacionada ao uso de unidades flash, como HD externo ou pendrive, mas também pode afetar placas de vídeo e outros dispositivos, causando dificuldade de conhecimento ou mau funcionamento.

A falha pode ser localizada pelo Gerenciador de Dispositivos como uma placa amarela com um ponto de interrogação preto, indicativo de alerta para o usuário. Se você clicar no dispositivo defeituoso, verá uma tela com várias guias e uma mensagem posicionada na parte inferior que indica qual o erro.

Continua após a publicidade

A mensagem exibida na guia "Geral", em "Status do dispositivo", não é clara nem aponta uma solução. O Windows apenas diz que interrompeu o dispositivo porque encontrou problemas e mais nada. Muitos usuários ficam sem saber como proceder a partir disto para corrigir a falha e fazer a máquina funcionar corretamente.

Windows 7, Windows 8 e 8.1, Windows 10 e Windows 11 estão sujeitos a tais ocorrências. Em sistemas mais antigos (como o 7) ou muito recentes (tal qual o 11), a probabilidade de enfrentar erros de código 43 aumenta, já que não há suporte total dos desenvolvedores.

O que é código 43?

A falha do Código 43 é seguida da mensagem: "O Windows interrompeu este dispositivo porque encontrou problemas (Código 43)". Este é só um dos 54 códigos de erros usados pela Microsoft para mostrar ao usuário que algo não está certo.

Continua após a publicidade

Obter esse erro com dispositivos conectados pela porta USB significa que um driver notificou o sistema operacional e não obteve uma resposta correta. O erro 43 também pode ocorrer quando o hardware do dispositivo falha e isso causa uma pane generalizada no software.

Muita gente se desespera ao ver esta falha, porque imagina que dispositivo afetado pode ter quebrado para sempre. Em muitos casos, a falha é apenas uma incompatibilidade e pode ser resolvida com algumas dicas no próprio Gerenciador de Dispositivos do Windows 10 ou Windows 11.

Como resolver o erro do código 43?

Há cinco maneiras para resolver o problema do código de erro 43 no Windows 10 ou Windows 11. É esperado que ao menos uma das soluções funcione para o seu computador.

Continua após a publicidade

Confira abaixo os cinco métodos e como fazer cada uma deles:

5. Reiniciar o seu computador

Em muitos casos, o erro é apenas algo pontual que pode ser resolvido com a simples reinicialização do Windows. Ou seja, basta desligar completamente o seu computador, aguardar 2 minutos e religar para que o dispositivo volte a funcionar corretamente.

Se estiver em um notebook, apenas reiniciar pode não ser suficiente porque a bateria manterá a carga. Faça o passo a passo abaixo:

Continua após a publicidade
  1. Desconecte todos os dispositivos USB;
  2. Desligue o notebook e tire a bateria;
  3. Ligue o notebook direto na tomada e deixe funcionar por cerca de cinco minutos;
  4. Desligue novamente, coloque a bateria e reinicie o notebook;

Pronto, agora você pode religar todos os dispositivos USB e eles podem ter voltado a funcionar. Verifiquem se estão funcionais e, caso contrário, tente outro método abaixo.

4. Corrigir driver do dispositivo

Continua após a publicidade

Você reiniciou e a falha persiste, então isso pode indicar algo mais sério. Se o seu USB tiver um problema de hardware ou o driver estiver falhando, o usuário pode tentar atualizar o driver do dispositivo.

Tente instalar os drivers mais recentes para sua unidade USB, pois isto pode corrigir o erro 43. Siga o tutorial abaixo:

  1. Abra o Menu Iniciar e digite "gerenciador de dispositivos";
  2. Na lista que será exibida, encontre o dispositivo problemático pelo nome;
  3. Se ele tiver falha, é provável que esteja com o ponto de exclamação em cima dele;
  4. Clique com o botão direito no dispositivo problemático e selecione "Propriedades";
  5. Vá para "Driver" e pressione o botão "Atualizar Driver";
  6. Deixe o Windows pesquisar automaticamente o software de driver mais recente.

O procedimento fará com que o Windows Update se conecte à internet para localizar possíveis atualizações de software. Quando isso for concluído, reinicie o computador e teste novamente.

Continua após a publicidade

Em alguns casos, a falha pode ter ocorrido após você ter atualizado o driver do dispositivo com o código de erro 43. Se for esse o caso, você precisará reverter o driver em vez de atualizá-lo. É só seguir o mesmo passo já mencionado, mas em vez de clicar no botão "Atualizar Driver", você deve escolher "Reverter Driver".

3. Reativar o dispositivo

Se você tentou o método 2, já está acostumado com o visual do Gerenciador de Dispositivos e não terá dificuldade para fazer esta terceira solução. Isto pode ser usado quando o passo anterior não deu certo ou se estiver em dúvida sobre o erro ter ocorrido antes ou após atualizar o driver.

Continua após a publicidade

A recomendação é desinstalar e reinstalar o dispositivo USB. Neste caso, escolha o aparelho defeituoso e siga os passos no método 2, mas vá em "Desinstalar Dispositivo". Espere o sistema concluir a operação e depois faça uma nova instalação com o driver baixado na internet, pelo pendrive ou com um CD/DVD.

Feito isso, faça os passos a seguir:

  1. Volte para a tela principal do Gerenciador de Dispositivos;
  2. Clique com o botão direito do mouse, escolha "Desabilitar Dispositivo" e aguarde alguns segundos;
  3. Clique novamente com o botão direito, mas desta vez marque a opção "Habilitar Dispositivo".

A setinha para baixo que estava sobre o ícone do dispositivo vai desaparecer e ele será reativado. Faça novamente o teste para ver se o aparelho USB voltou a funcionar.

Continua após a publicidade

2. Atualizar BIOS

O erro do código 43 ainda não foi corrigido? Então, será necessário tomar uma medida mais drástica para resolver. Muitos problemas de USB ocorrem por problema de compatibilidade entre a BIOS da placa-mãe, responsável por controlar os drivers, e os dispositivos físicos ligados ao PC.

Você poderá atualizar o firmware da sua BIOS e ver se resolve. Verifique antes qual é a versão atual (pode ser pelo CMD ou pelo utilitário da placa-mãe) e entre no site da fabricante para checar se existe uma versão nova.

Continua após a publicidade

Cada fabricante de placa-mãe tem um procedimento diferente para atualizar o software, portanto será preciso seguir o passo a passo descrito no site. Atualmente, muitos têm utilitários bem simples que permitem fazer o update pelo próprio Windows, sem linhas de comando ou interfaces confusas.

1. Restaurar o sistema

A última solução recomendada é também a mais delicada. A restauração do sistema deve ser a tentativa final para corrigir o erro de USB 43 no Windows, porque ela vai desfazer todas as alterações recentes feitas no computador.

Continua após a publicidade

Se você nada instalou recentemente na máquina, então pode fazer a restauração sem o temor de perder programas ou ajustes em configurações. Porém, caso tenha feito muitas mudanças no computador, saiba que a restauração levará o Windows para um estágio antes do problema, o que implica em perder tudo feito no Gerenciador de Dispositivos e outras áreas.

Para acessar a opção de retornar a um momento anterior, abra o menu iniciar e pesquise por "Restaurar do Sistema". O botão "Restauração do Sistema" será exibido, facilmente localizado na tela, e dará acesso ao assistente de recuperação.

O Windows vai analisar o backup mais recente do sistema operacional e deve retornar para esta versão imediatamente anterior, quando as últimas alterações foram feitas. Siga a orientação do assistente até concluir o processo e voltar ao estágio inicial onde o erro 43 não ocorria com seus dispositivos USB.

Se nenhuma das dicas acima deu resultado, o usuário pode tentar falar com o suporte técnico da Microsoft para pedir ajuda. Em certos casos, o problema pode ser o seu dispositivo e aí a recomendação é levar para a assistência técnica ou trocá-lo por outro mais novo.