Bug do Windows 11 impede a instalação de atualizações de segurança
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi | •

A Microsoft identificou um bug relacionado ao Windows 11 que não deixa o usuário baixar e aplicar atualizações de segurança no PC. De acordo com a empresa, o problema afeta quem faz a instalação manual do Windows por meios físicos, como dispositivo USB e CD, e ocorre nos patches de outubro e novembro deste ano.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Suporte ao Windows 10 chega ao fim em breve; veja como se preparar
- Como baixar, instalar e ativar o Windows 11 | Guia Prático
Vale ressaltar que o bug não aparece ao atualizar o sistema operacional pela tela do Windows Update ou pelo site do Catálogo Microsoft Update, então o erro é exclusivo para o uso das mídias físicas na instalação. Dessa forma, a falha atinge quem configura computadores profissionais ou decidiu montar um PC do zero, por exemplo.
Os patches de segurança que causam o problema foram lançados em 8 de outubro e 12 de novembro deste ano na versão 24H2 do Windows 11. Quando instalados a partir de um pen drive ou CD, o sistema operacional não consegue baixar mais atualizações futuras de segurança, como o pacote lançado em dezembro.
Como resolver o problema
A Microsoft informou que trabalha em uma correção definitiva para o bug, mas ofereceu um caminho para contornar a situação: o ideal é desinstalar o Windows e instalar o sistema novamente com a atualização de segurança de dezembro, liberada no último dia 10.
Vale reforçar que as atualizações de segurança são muito importantes para proteger o computador de ameaças e outros problemas que podem comprometer os dados do usuário. Caso você use os métodos mais convencionais de instalação do Windows, pode apenas atualizar o sistema pela tela de configurações — a Microsoft libera novos patches mensalmente.
Leia também:
- Relembre os sons de inicialização do Windows | Todas as versões
- Como deixar o Windows mais seguro | 8 dicas
- O que é a Patch Tuesday da Microsoft?
VÍDEO: PRIMEIRA CÓPIA DO WINDOWS 95 | Curiosidade