Publicidade

Bloco de Notas com abas chega ao Windows 11 Beta

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft começou a liberar o Bloco de Notas reformulado para testadores inscritos no canal beta do Windows 11. As compilações 22623.1255 e 22621.1255 trazem também uma série de pequenas melhorias, correções de bugs e mais estabilidade para o sistema.

A interface do Bloco de Notas não deve mudar muita coisa, mas a introdução das guias é a principal novidade. A estrutura de abas é inspirada nos navegadores de internet e no novíssimo Explorador de Arquivos, o que possibilita a alternância facilitada entre dois ou mais arquivos em edição.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O print de tela acima revela como as coisas devem funcionar a partir de agora. A aparência é semelhante ao que o usuário de PC já está acostumado, com as guias posicionadas no título do programa e podendo ser alternadas com o clique do mouse.

Uma das novidades do app é a configuração padrão de abertura de arquivos: é possível definir se isso ocorrerá nas guias ou em janelas diferentes. Os atalhos de teclado também devem facilitar a alternância entre os textos, sem precisar do mouse para trocar.

A chegada à versão beta do Windows 11 indica uma evolução positiva do Notepad, que só estava liberado para desenvolvedores até então. A interface por abas, inclusive, estava sendo testada havia pouco mais de três semanas.

Ajustes no Windows 11

No ano passado, o programa já tinha recebido suporte a emojis e possibilidade de implementação de recursos de programação, bem como de links com arquivos da web. A última mudança do editor de textos havia ocorrido em 2006, quando houve uma repaginação visual para adequá-lo ao padrão do Windows Vista.

Referente ao Windows 11, o update traz correções para falhas na barra de tarefas e na bandeja do sistema. Um erro impedia o Menu Iniciar de ser aberto, o que causava a impossibilidade de executar ações no software da Microsoft. Além disso, um bug também causava o desaparecimento do histórico dos aplicativos.

Os testes na versão beta devem levar mais algumas semanas, mas somente se tudo correr conforme o esperado. A Microsoft não ofereceu uma estimativa de quando o novo Bloco de Notas chegará ao Windows 11 estável.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*