Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bloco de Notas do Windows 11 experimenta interface com abas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Janeiro de 2023 às 11h09

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Bloco de Notas do Windows 11 pode finalmente receber uma interface com abas. Em testes numa versão prévia do sistema operacional, a nova UI do clássico programa da Microsoft introduz a navegação em guias para facilitar o uso diário e poupar o usuário de gerenciar várias janelas.

A novidade está contida na versão 11.2212.33.0 do mensageiro, disponibilizado exclusivamente para membros do programa Windows Insider inscritos no Canal Dev. A adição aproveita a interface retrabalhada do programa lançada em janeiro de 2022, mas incrementa a experiência adicionando abas na barra de título.

Continua após a publicidade

Parecido com navegadores, o gerenciamento de abas do Bloco de Notas pode ser feito pelo mouse. O usuário pode mudar a ordem das páginas reorganizando as guias e abrir novas instâncias do programa ao “arrancar” uma das divisões para fora da janela original.

Além da manipulação com o mouse, o programa recebeu suporte para atalhos do teclado. A Microsoft não especificou quais são as combinações, porém, se a empresa respeitou as convenções, vai ser como utilizar várias abas no navegador e alternar entre elas com a tecla Alt.

Desde a estreia do Windows 11, a Microsoft parece ter entendido a importância da interface baseada em guias e implementou o padrão em vários programas. A UI com múltiplas abas foi implementado está presente no Terminal e no Explorador de Arquivos, dois clássicos programas do sistema operacional.

Problemas conhecidos

Continua após a publicidade

A atualização experimental do Bloco de Notas não veio livre de problemas, porém, a Microsoft esclareceu que já está ligada em alguns bugs no programa. “Estamos cientes de alguns problemas que podem afetar sua experiência com essa prévia”, pontuou o gerente de programa principal e líder de equipe de aplicativos do Windows Inbox, Dave Grochocki.

“Alguns usuários podem encontrar problemas com determinados atalhos de teclado e também continuaremos a otimizar o desempenho para garantir que o Bloco de Notas continue atendendo aos nossos altos padrões de desempenho, confiabilidade e compatibilidade”, pontuou em comunicado.