Publicidade

Windows 11 ganha tema dinâmico em nova atualização opcional

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Novembro de 2022 às 11h59

Link copiado!

Sunrise King/Unsplash
Sunrise King/Unsplash

A atualização opcional mais recente do Windows 11 (KB5020044) traz duas novidades interessantes para os usuários: um novo tema chamado "Destaques do Windows" e informações sobre armazenamento do OneDrive. Cada tema dinâmico apresenta um ícone de câmera fotográfica, no canto superior direito, para indicar a diferença dos tradicionais fixos.

Novo tema dinâmico

O Destaques do Windows (Spotlight, em inglês) oferece uma coleção de planos de fundo que mudam diariamente com novas imagens. Isso garante que você sempre terá uma imagem diferente rotacionando na sua área de trabalho, graças ao trabalho de curadoria da equipe da Microsoft.

Continua após a publicidade

O tema já existia no Windows 10 e muita gente deve tê-lo utilizado em algum momento para dar nova vida ao desktop. Uma das diferenças desta versão para Windows 11 é o suporte otimizado à personalização, permitindo o ajuste dos elementos do sistema (como cores, tela de bloqueio e ícones) em paralelo aos papéis de parede rotatórios.

É importante ressaltar que a seleção deste modo implica na mudança automática das imagens de fundo. Não é possível controlar o tempo da troca nem definir quais imagens serão alternadas, diferentemente da opção "Apresentação de Slides" — ali você é quem deve configurar tudo na mão. Por outro lado, dá para configurar temas de contraste e colocar no modo escuro, assim você pode otimizar o sistema para seus olhos.

Melhoria na interface para o OneDrive

Continua após a publicidade

Outra grande mudança na atualização está relacionada às configurações de armazenamento do OneDrive no aplicativo Configurações. A Microsoft trabalha em sucessivas melhorias para deixar o serviço mais integrado ao sistema operacional.

Sempre que o usuário estiver com pouco espaço de armazenamento em nuvem, o Windows exibirá um aviso na tela "Sistema", a primeira que abre assim que o app Configurações é executado. No padrão antigo, somente um pequeno ícone era exibido sem nenhuma informação complementar.

Ao clicar no aviso, o usuário será direcionado para a seção "Contas", onde verá mais detalhes sobre o total ocupado e como conseguir mais espaço. A Microsoft libera 5 GB gratuitos para quem desejar hospedar seus arquivos mais importantes na nuvem, mas isso pode ser pouco dependendo de como você utiliza o Windows.

Um botão surgirá em meio à caixa vermelha sugerido que o usuário compre mais espaço. Quem clicar ali será direcionado para a página de assinatura do Microsoft 365, onde poderá comprar um dos planos da Microsoft.

Continua após a publicidade

OneDrive deve "ficar menor" no futuro

Esse ajuste tem como objetivo preparar o sistema para uma mudança futura na conta da Microsoft. A partir de fevereiro de 2023, a empresa começará a contar os arquivos anexos dos e-mails no Outlook como parte do seu armazenamento geral na nuvem, como ocorre com o rival Gmail.

Na prática, isso significa que você precisará eliminar vídeos, fotos e outros anexos parados da caixa de entrada seu Outlook se quiser ganhar mais espaço. Será possível diferenciar quanto espaço está sendo usado pelos arquivos no OneDrive daqueles que são referentes ao e-mail pessoal.

Como é um update opcional, nem todos devem receber a notificação de instalação — é preciso chegar no Windows Update para visualizar. Se preferir, você pode baixá-lo diretamente do site da Microsoft e fazer a aplicação manual.

Continua após a publicidade

Vale à pena instalar, porque há correções de bugs interessantes e pequenos ajustes na experiência geral do Windows 11. Quem não tiver pressa, pode aguardar o lançamento oficial de todas essas adições na atualização do Patch Tuesday, programado para ocorrer em 13 de dezembro de 2022.

A distribuição do Windows 11 22h2 já foi interrompida diversas vezes por problemas variados, sendo que o mais recente impacto no desempenho de máquinas. Mesmo assim, essa foi considerada a maior atualização já disponibilizada para o sistema operacional mais recente da Microsoft.