Aprenda como habilitar o botão "Hibernar" no seu PC com Windows 10

Por Sérgio Oliveira

Não há como negar que os botões de "Desligar" e "Reiniciar" são os mais utilizados no Windows. Isso se dá principalmente porque eles resolvem uma série de problemas no sistema, como atualizações pendentes de instalação ou até mesmo lentidão no software. Mas há outros botões que geralmente passam despercebidos do usuário comum.

Estamos falando do "Suspender" e "Hibernar", que também ficam alocados na opção "Ligar/Desligar" do Menu Iniciar no Windows 10. Diferentemente dos dois anteriores, estes desempenham funções bem distintas, embora normalmente sejam confundidas. Já explicamos aqui no Canaltech que enquanto o "Suspender" põe o PC num estado de consumo extremamente baixo de energia e salva os dados do usuário temporariamente na memória RAM, o "Hibernar" salva tudo no disco rígido e desliga a máquina por completo.

O problema é que muita gente pode ter percebido que no Windows 10 a opção "Hibernar" não vem ativada por padrão. Para quem estava acostumado com ele ali no Menu Iniciar no Windows 7, bate logo um desespero. Mas calma, nós vamos ensinar a ativar o botão "Hibernar" no Windows 10. Confira no passo a passo a seguir.

Passo 1: Acesse as Opções de Energia

Acessível anteriormente pelo Painel de Controle, agora as Opções de Energia podem ser encontradas facilmente a partir do Menu Iniciar no Windows 10. Para tanto, pressione a tecla Windows no seu teclado e comece a digitar "Opções de energia" e veja que a opção já aparece na listagem. Clique sobre ela.

O menu Opções de Energia pode ser acessado a partir da pesquisa no Menu Iniciar no Windows 10

O menu Opções de Energia pode ser acessado a partir da pesquisa no Menu Iniciar no Windows 10 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 2: ajuste as configurações de energia

Nessa tela você terá acesso a várias opções de energia do computador, podendo ajustar o perfil de consumo do aparelho e como ele deve se comportar em situações específicas. Mas esse não é o foco de hoje, então busque pela opção "Escolher a função dos botões de energia" na listagem do menu à esquerda e clique sobre ela para abrir uma nova tela.

No painel de Opções de Energia, busque pela opção

No painel de Opções de Energia, busque pela opção "Escolher a função dos botões de energia" no menu à esquerda (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 3: ative o botão "Hibernar"

A nova janela traz consigo opções do que os botões "Ligar/Desligar" e "Reset" farão quando pressionados no seu computador. Perceba que logo no começo existe uma opção chamada "Alterar configurações não disponíveis no momento" - clique sobre ela para liberar as opções que estão acinzentadas e por enquanto não podem ser alteradas.

Clique em

Clique em "Alterar configurações não disponíveis no momento" para liberar a alteração das opções que ainda estão acinzentadas na janela (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Depois que fizer isso, role a janela até a seção "Configurações de desligamento" e verifique que a opção "Hibernar" não está marcada. Marque o checkbox correspondente a ela e salve as alterações clicando no botão "Salvar alterações" na parte inferior.

Marque a caixa de seleção correspondente à opção

Marque a caixa de seleção correspondente à opção "Hibernar" e salve as alterações para fazer o botão aparecer no Menu Iniciar (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Pronto, feito isso você já pode acessar o Menu Iniciar > "Ligar/Desligar" e verificar que a opção "Hibernar" foi adicionada à listagem. Utilize-a sempre que for passar longos períodos longe do computador e não quiser perder os programas abertos nem os trabalhos em andamento. Para períodos mais curtos de ausência, a recomendação é utilizar o botão "Suspender".

Curtiu o tema? Então não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos relacionados a este assunto:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.