Novas imagens do suposto Windows 9 mostram a assistente pessoal Cortana

Por Redação | 15.09.2014 às 16:36
photo_camera Divulgação

Há algumas semanas, a Microsoft agendou para o dia 30 de setembro um evento com a imprensa, mas não especificou exatamente do que ele tratará. O burburinho foi grande e logo se especulou que se tratava da apresentação do próximo sistema operacional da empresa, o Windows 9.

Desde a semana passada, rumores, vídeos e imagens vazadas vêm corroborando com a teoria e fortalecendo que sim, a gigante de Redmond está prestes a anunciar pelo menos a versão Technical Preview do famoso sistema operacional. É verdade que pouco se sabe sobre o software e nada foi confirmado oficialmente pela companhia, mas um novo conjunto de imagens vazado nesta segunda-feira (15) pelo WinFuture dá mais uma noção do que está por vir.

No Windows 9, assistente poderá ser usada para lembrar o usuário de compromissos importantes, como o horário do voo da próxima viagem

No Windows 9, assistente poderá ser usada para lembrar o usuário de compromissos importantes, como o horário do voo da próxima viagem (Foto: Reprodução/WinFuture)

Pela primeira vez, as imagens mostram que a assistente pessoal Cortana já pode estar presente na versão preliminar do Windows 9. Se o rumor for verdadeiro, testadores e desenvolvedores que tiverem acesso antecipado ao sistema poderão testar o recurso, que até então só estava disponível nos smartphones equipados com Windows Phone.

Além da Cortana, as imagens mostram que a assistente poderá ler os e-mails dos usuários para mantê-los informados sobre eventos importantes como a hora que o seu voo sai. Também é possível ver que há uma opção para definir lembretes e um punhado de arquivos que são instalados no computador para que a assistente funcione.

Ao que parece, além do lembrete na central de notificações, as notificações também aparecerão no app da assistente pessoal

Ao que parece, além do lembrete na central de notificações, as notificações também aparecerão no app da assistente pessoal (Foto: Reprodução/WinFuture)

A expectativa é que o Windows 9 seja anunciado no evento no fim deste mês e esteja disponível no formato Technical Preview até o início do mês de outubro. Especula-se que o sistema terá uma integração maior com mouse e teclado e oferecerá opções de rodar apps Metro em janelas na área de trabalho, máquinas virtuais e uma nova central de notificações, cujo vídeo também vazou hoje.

Imagens também revelam o que supostamente seriam os arquivos instalados no computador para fazer a Cortana funcionar no Windows 9

Imagens também revelam o que supostamente seriam os arquivos instalados no computador para fazer a Cortana funcionar no Windows 9 (Foto: Reprodução/WinFuture)

Apesar da versão Technical Preview poder ser disponibilizada em algum momento entre o mês de setembro de outubro, o lançamento da versão final do sistem só deve chegar às lojas entre março e junho de 2015. A Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente a respeito de nenhum rumor ou vazamento, limitando-se a confirmar que o famoso menu Iniciar realmente estará de volta nesta nova versão da plataforma.