Windows 9: vídeo mostra como deve funcionar o menu Iniciar no novo sistema

Por Redação | 12.09.2014 às 14:10 - atualizado em 12.09.2014 às 16:29

O site WinFuture revelou nesta quinta-feira (11) algumas fotos de como deve ser o Windows 9. Pelas capturas de tela é possível ver como será o menu iniciar e alguns outros recursos do novo sistema operacional da Microsoft. Além das imagens, o portal revelou um vídeo que mostra detalhes do funcionamento do menu iniciar do Windows Technical Preview.

O clipe revela algo muito semelhante ao que a Microsoft já havia demonstrado em abril. Trata-se de um menu dividido em duas partes: a primeira voltada para programas desktop, lembrando o menu tradicional do OS, e uma outra com uma seção dinâmica, mais parecida com o Windows 8 - incluindo as famosas "pastilhas", aqueles quadrados que separam os ícones da plataforma.

Quando selecionada a opção "todos os aplicativos", a tela exibirá uma lista com todos os programas instalados, tanto no desktop quanto no estilo Metro. O interessante é que o usuário poderá fixar e desfixar os blocos dinâmicos de acordo com seus gostos e deixá-lo mais personalizado. O vídeo também demonstra a opção de alternar contas e desligar o PC com botões localizados na parte superior do menu. Além disso, a opção de busca mudou e, aparentemente, está mais fácil encontrar arquivos e programas no computador.

windows 9 menu busca

Quem já se acostumou com o Windows 8 terá como opção ativar a tela Iniciar do OS. O vídeo mostra como fazer as alterações na opção Configurações. Outra demonstração já realizada pela Microsoft e que pode ser confirmada no vídeo são os aplicativos flutuantes na área de trabalho, sem que precisem estar fixados. Alternativa que, para o The Verge, aparenta funcionar como o esperado.

O visual de ícones clássicos foram alterados para combinar melhor com a interface desejada para o Windows 9. O design das janelas também mudou e agora está mais fino, assim como a área de trabalho, que vai contar com uma central de notificações e áreas de trabalho virtuais.

A previsão é que o preview do Windows 9 seja lançado pela Microsoft no final deste mês ou início de outubro. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo WinFuture:

Fonte: http://www.theverge.com/2014/9/12/6139255/windows-9-video-demo-features-start-menu