Windows Phone 9: rumores compilados

Por Redação | 07 de Março de 2014 às 16h25

O Windows Phone 8 já está fazendo aniversário de um ano e até agora sabemos pouco do que pode vir na próxima versão do sistema operacional móvel da Microsoft. Originalmente, era esperado que o Windows Phone 9 fosse lançado até o final de 2013, com a adoção de um ciclo semelhante ao visto no sistema da Apple. A estratégia seria a tentativa de manter o sistema operacional sempre fresco, tornando o WP mais atraente.

Nada disso aconteceu, porém, os rumores mais recentes indicam que o sistema operacional deve trazer grandes mudanças, algo que justificaria a espera mais longa pela nova versão. Antes disso, ao que tudo indica, a Microsoft vai usar a sua conferencia anual, Build, em abril, para apresentar ao mundo uma versão intermediária, o WP 8.1. Muitos rumores já falam até em uma versão 8.5 sendo apresentada antes do Windows Phone 9.

Mas o que podemos esperar dessa grande repaginada do sistema que a Microsoft parece estar preparando? O TechRadar reuniu alguns dos rumores mais interessantes sobre o novo sistema operacional da Microsoft e, aqui, vamos mostrar aqueles que mais fazem sentido no momento atual do mercado. Confira os principais rumores e faça suas apostas!

Windows Phone 9 ou Windows 9?

Um dos rumores mais antigos sobre o sistema que substituiria o Windows Phone 8 está ligado à integração de plataformas cada vez mais frequente dentro da Microsoft. A unificação de sistemas pode acontecer e o SO portátil da marca pode deixar de lado a especificação “Phone”, virando apenas Windows 9, no computador, em tablets e em smartphones.

windows 9

O que mais dá força a este rumor é uma declaração recente de um funcionário da Microsoft em seu perfil do LinkedIn. Na rede, ele publicou que estaria ”testando o Windows 9 em dispositivos Nokia, HTC e Qualcomm”.

Data de lançamento

Com a chegada de 2014 e a passagem da MWC já podemos perceber que os rumores ao redor da data de lançamento do Windows Phone 9 vistos até agora eram furados – ou a Microsoft acabou mudando seus planos no meio do caminho.

Agora, os rumores mais quentes sobre o lançamento da próxima versão do sistema apareceram no Twitter, por meio do blogueiro russo Eldar Murtazin. Ele garante que o sistema será lançado no segundo semestre de 2014.

Vale a pena ouvir o que Murtazin tem a dizer: ele previu corretamente a aquisição da Nokia pela Microsoft. Além disso, o blogueiro já havia apostado na unificação do Windows antes mesmo das declarações de funcionários da Microsoft. Não sabemos exatamente qual é a ligação dele com a empresa, mas sem dúvidas ele recebe informações privilegiadas por lá.

Já o Windows 8.1, que é chamado também de Windows Phone Blue, deve aparecer no mês de março.

Funcionamento do sistema

conceito

Conceito do Windows 9 para smartphones

Algumas dicas sobre o funcionamento do novo Windows em sua versão mobile também são dadas por Murtazin. Para ele, o sistema terá uma reformulação completa, o que inclui o fim da interface Metro, que hoje é sinônimo de Windows. O blogueiro chegou a dizer que o resultado da nova interface seria mais próximo do Android do que do iOS.

Restrições do sistema

Uma das grandes críticas contra o Windows Phone 8 foi sobre a impossibilidade de atualização em equipamentos com Windows Phone 7. Acredita-se que a Microsoft será mais maleável na próxima atualização, ampliando mais as possibilidades de uso do sistema para quem já conta com aparelhos rodando o SO da marca.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!