Windows Phone 8: o que esperar da nova plataforma da Microsoft?

Por Redação | 29 de Outubro de 2012 às 12h44

Apenas três dias após o lançamento do Windows 8, a Microsoft se prepara para anunciar a versão final da sua plataforma móvel, o Windows Phone 8, nesta segunda-feira (29) durante um evento para a imprensa. Até o momento, poucas informações sobre o novo OS foram divulgadas, mas o que podemos esperar do lançamento?

Com o lançamento do Windows Phone 8, fabricantes de dispositivos móveis poderão iniciar a venda dos seus novos aparelhos equipados com o sistema. As vendas de aparelhos WP têm apresentado constantes quedas e o anúncio dos novos smartphones Nokia Lumia, o 920 e 820, não ajudaram a intensificar esse mercado, o que os produtores planejam mudar com a chegada do Windows Phone 8.

O novo OS deverá ser equipado com o recurso de multitarefas, assim como o Android e o iOS, que permite que o usuário execute vários aplicativos ao mesmo tempo. Com o recurso, o sistema não congela a ação do aplicativo usado anteriormente, permitindo um retorno mais rápido à aplicação.

Diferentemente do Windows Phone 7, o novo WP possui suporte para até oito núcleos, garantindo um melhor aproveitamento dos recursos de multitarefas.

Windows Phone 8

Foto: Divulgação

A Microsoft também desenvolveu o seu novo sistema operacional com suporte para a tecnologia de transmissão de dados por aproximação, o NFC. Com o recurso, os usuários poderão compartilhar fotos, vídeos e arquivos com seus amigos apenas encostando os dois dispositivos e, além disso, permitirá que ele realize pagamentos com o modo Wallet, que funciona da mesma forma que o PayPal.

Assim como o Windows 8, o novo Windows Phone também recebeu uma alteração completa na interface do usuário, tornando a página inicial do aparelho em um quadro com 'azulejos'. A nova UI permite que os usuários configurem o tamanho dos ícones dos aplicativos e que os desenvolvedores criem aplicações mais integradas com a interface, permitindo, por exemplo, a visualização do que está acontecendo em redes sociais através do ícone, sem precisar acessar o serviço.

Com o kit de desenvolvimento para o Windows Phone 8, o Windows Core, os desenvolvedores poderão explorar mais os processadores dos aparelhos e até criar produtos para várias plataformas diferentes com a mesma base de código, o que permite a transmissão de programas do computador para o smartphone, ou vice-versa.

A Microsoft ainda limitou a resolução de tela do novo WP para três opções, garantindo que todos os aplicativos sigam um mesmo padrão. Entre as opções disponíveis de resolução estão WVGA (800x480 pixels), WXGA (1280x768 pixels) e 720p (1280x720 pixels).

Live Wallpaper Windows Phone 8

Recurso Live Wallpaper (Reprodução: Nokia Innovation)

A empresa de Redmond, Estados Unidos, também integrou seu Windows Phone 8 com todos os serviços VoIP e não apenas com o Skype, que foi adquirido recentemente pela Microsoft. O sistema, por sua vez, permitirá que os usuários escolham a partir de sua agenda de contatos qual serviço de ligações que ele gostaria de utilizar.

E no último final de semana, o site Nokia Innovation publicou uma matéria afirmando que o Windows Phone 8 será equipado com papéis de parede interativos, recurso este intitulado Live Wallpaper. Segundo a publicação, com a ferramenta, serviços como Bing, ESPN e USA Today poderiam disponibilizar suas atualizações diretamente na tela do dispositivo em tempo real.

Confira as novidades do evento de lançamento do Windows Phone 8 aqui no Canaltech a partir das 15h.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.