Conheça as funcionalidades do assistente de voz do Windows Phone 8.1

Por Redação | 21 de Fevereiro de 2014 às 08h30

Com a proximidade do lançamento do Windows Phone 8.1, ganha espaço uma das principais novidades do sistema: a Cortana, a assistente de voz digital similar à Siri, da Apple.

A Cortana irá substituir a ferramenta de pesquisa Bing, segundo informou uma fonte para o site The Verge, e terá o formato circular de um ícone animado com a tonalidade selecionada para o Windows Phone. O app ainda terá uma personalidade similar à da Siri.

A assistente deve se expressar quando está falando ou pensando e saltar ou franzir a testa demonstrando emoção. Ela contará com um banco de dados do Bing e Foursquare.

A Microsoft ainda desenvolveu uma ferramenta chamada "Notebook" que permite ao Windows Phone controlar exatamente quais informações o usuário quer compartilhar com a assistente, como localização, comportamentos, informações pessoais, lembretes e informações de contatos.

A ferramenta foi criada para garantir que o assistente não acesse informações sem o controle do usuário. As informações, que poderão ser editadas e excluídas, não serão guardadas sem a permissão do usuário. A partir destes dados, a assistente dará respostas a pesquisas por voz ou texto, fará sugestões, alertas e lembretes. Ela chamará o usuário pelo nome e perguntará se ele precisa de ajuda.

A Cortana irá reagir a mensagens ou email a partir de frases como "let's meet tomorrow at 8PM", ou "vamos nos encontrar amanhã às 20h", em português. Ao que tudo indica, ao ouvir a mensagem a assistente perguntará se o usuário quer receber lembretes e armazenará a sua decisão.

Ela ainda dará orientações sobre a previsão do tempo, bolsa de valores, reuniões, música e trânsito, sendo essa última baseada em um local ou algum outro dado. Também haverá a opção “não perturbe”, similar ao do iOS, que coloca as notificações em modo silencioso.

Como uma assistente digital, a Cortana terá como desafio compreender frases do cotidiano e comandos de voz. De acordo com o The Verge, o trabalho da Microsoft com voz no Xbox é impressionante, mas requer que o usuário siga um padrão rigoroso para que funcione bem - o que, provavelmente, deve ser eliminado, ou melhorado, com a assistente para o sistema operacional móvel da empresa.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.