Foursquare

"Unlocking your city."
  • Fundação

    Estados Unidos, em 11 de Março de 2009

O Foursquare foi lançado em 2009 por Dennis Crowley e Naveen Selvadurai, nos Estados Unidos. Com o objetivo de indicar novos lugares e gerar interação entre as pessoas, a plataforma nasceu da tecnologia de geolocalização, unindo os recursos do GPS com a sociabilidade das redes sociais.

Apesar de não ser o foco inicial dos fundadores, o serviço acabou atraindo usuários interessados em utilizar o aplicativo como guia de cidades. Por mostrar locais interessantes e próximos ao usuário e as avaliações dos estabelecimentos, rapidamente a rede social ganhou popularidade entre os amantes da gastronomia, cultura e compras.

Por conta das mudanças de uso dos usuários, a companhia dividiu os serviços em dois aplicativos: o Foursquare City Guide, com foco em indicações de locais a partir da avaliação das pessoas, e o Foursquare Swarm, que estimula a interatividade entre amigos através de um sistema de check-ins e pontuações.

De acordo com informações da empresa, os aplicativos contam com 50 milhões de usuários em todo o mundo. Além disso, a plataforma já tem o registro de mais de 105 milhões de locais, que receberam, até o momento, 12 bilhões de check-ins.