Xiaomi anuncia óculos inteligentes independentes com tela integrada
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
Poucos dias após o Facebook apresentar seus óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban, agora é a vez da Xiaomi revelar sua aposta para o segmento de wearables (dispositivos vestíveis) com o Xiaomi Smart Glasses.
- Facebook lança óculos inteligentes com câmeras embutidas e foco em privacidade
- Apple deve lançar óculos de realidade aumentada nos próximos 12 meses
- MicroLED: como funciona a tecnologia de tela
Combinando um design diferenciado, mas ainda próximo de óculos tradicionais, o acessório da gigante chinesa conta com a capacidade de capturar imagens, exibir mensagens e notificações, além de realizar chamadas por voz, exibir rotas de navegação e até mesmo traduzir textos.
Tudo isso é exibido pela tela transparente de tecnologia microLED integrada à lente direita dos óculos. Graças à capacidade do display em iluminar pixels de forma individual — como telas OLED — a interface do dispositivo fica inativa até que os usuários precisem utilizar as funcionalidades do acessório.
Segundo a Xiaomi, o microLED ainda se destaca pela maior densidade de pixels e maior vida útil graças às estruturas mais simples, o que permite telas mais compactas e integração mais fácil.
Utilizando a tecnologia óptica de guia de ondas, a tela transmite sinais de luz para o olho humano graças à estrutura engradada da lente, que refrata a luz em ângulo de 180 graus.
De acordo com a Xiaomi, o Smart Glasses é um acessório independente do smartphone e não funciona como uma tela secundária para seu celular.
Em nota à imprensa, a fabricante destaca que além de exibir notificações básicas e chamadas diretamente na tela, os óculos podem "completar funções independentemente como navegação, capturar fotos e traduzir fotos e textos em tempo real."
A marca afirma que a assistente virtual XiaoAI é o principal método de interação, permitindo que o Smart Glasses possa "exibir a informação mais importante no momento necessário", com notificações essenciais sendo exibidas para evitar que usuários sejam perturbados.
A Xiaomi também destaca a capacidade de navegação pela tela do dispositivo, permitindo que mapas e informações curva a curva sejam exibidas na tela enquanto a pessoa estiver dirigindo ou pedalando.
Com câmera de 5 MP, os óculos podem capturar fotos e traduzir textos ao vivo enquanto o microfone integrado pode transcrever áudio e traduzi-lo em tempo real.
O Xiaomi Smart Glasses é equipado com chip ARM de quatro núcleos, bateria, lateral sensível ao toque, módulo Wi-Fi e Bluetooth, além de ser projetado com base no Android.
A fabricante não detalha informações a respeito da fabricante do processador nem mesmo qual a duração de bateria dos óculos inteligentes ou mesmo quão independentes do smartphone eles realmente são.
A Xiaomi também não divulgou detalhes importantes como data de lançamento do projeto ou mesmo um preço definitivo, o que reforça as teorias de que esta é uma exibição de um protótipo em desenvolvimento.
Vale lembrar ainda que rumores indicam que a Apple estaria cada vez mais próxima de apresentar seus primeiros óculos inteligentes, sendo um desejo de Tim Cook antes de deixar o comando da empresa. O acessório da Apple é esperado para 2022 e deve consolidar o segmento em todo o mundo.
Fonte: Xiaomi