Vídeo mostra pessoas usando Apple Vision Pro enquanto dirigem
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Mesmo que a existência de headsets de realidade virtual ou aumentada (AR/VR) não seja exatamente uma novidade, o lançamento do Apple Vision Pro iniciou uma nova tendência. Fotos e vídeos publicados recentemente mostram pessoas usando o produtos em ruas, cafés, academias, metrôs e até mesmo enquanto dirigem.
- Apple Vision Pro chega às lojas com mais de 600 apps nativos
- Bateria do Apple Vision Pro usa cabo Lightning alterado
Um dos vídeos que viralizaram mostra Dante Lentini, de 21 anos, usando o produto enquanto dirige um automóvel da Tesla. Ele gesticula e interage com o Vision Pro, ao mesmo tempo que o carro se guia de forma parcialmente autônoma.
Contudo, a aventura parece não ter terminado tão bem. A parte final do vídeo sugere que ele foi parado pela polícia, e informações do portal Gizmodo indicam que Lentini foi preso pela prática — mesmo que isso não tenha sido oficialmente confirmado.
A legislação de trânsito não é unificada nos Estados Unidos, e por isso nem todos os estados definem o uso de headsets do tipo como ilegal. Mesmo assim, a preocupação já é presente desde antes do Vision Pro, com leis como a da Virgínia Ocidental que proibiu o uso do finado Google Glass no trânsito.
Por aqui, o Código de Trânsito Brasileiro não possui leis que citam especificamente o headset. Contudo, os dispositivos eletrônicos aparecem no Art. 252, que proíbe dirigir o veículo “utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular”.
Além de Dante Lentini, outro vídeo mostra uma pessoa dirigindo o Cybertruck, polêmico SUV da Tesla que também conta com o AutoPilot dentre seus diferenciais.
A própria Apple falou explicitamente sobre o uso do Vision Pro no trânsito dentro da sua página de informações de segurança relacionadas ao headset. Por lá, a marca aponta que as pessoas usuárias “nunca devem usar o Apple Vision Pro enquanto operam um veículo em movimento, bicicletas, máquinas pesadas ou quaisquer outras situações que exijam atenção à segurança”.
Já a Tesla aponta que seus veículos não operam de forma autônoma, e que seus motoristas devem manter as mãos no volante “o tempo todo”, além de sempre manter o controle e responsabilidade pelo veículo.
Apple Vision Pro na rua, no skate, no metrô e mais
Outros vídeos publicados mostram pessoas usando o Apple Vision Pro enquanto andam a pé ou de skate na rua, o que também não é exatamente recomendado já que pode afetar a atenção e causar acidentes.
Outros locais em que pessoas foram vistas com o Vision Pro incluem:
- Café
- Metrô
- Jogo de basquete
- Shopping
- Piscina
- Avião
O Apple Vision Pro foi anunciado pela marca no ano passado, mas suas vendas só foram liberadas há poucos dias. Seu preço oficial parte de US$ 3.499 (~R$ 17.465) nos EUA, mas ainda não há confirmação oficial relacionada à venda do dispositivo em outros países.
Fonte: Apple Insider