Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo mostra pessoas usando Apple Vision Pro enquanto dirigem

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Fevereiro de 2024 às 15h47

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

Mesmo que a existência de headsets de realidade virtual ou aumentada (AR/VR) não seja exatamente uma novidade, o lançamento do Apple Vision Pro iniciou uma nova tendência. Fotos e vídeos publicados recentemente mostram pessoas usando o produtos em ruas, cafés, academias, metrôs e até mesmo enquanto dirigem. 

Um dos vídeos que viralizaram mostra Dante Lentini, de 21 anos, usando o produto enquanto dirige um automóvel da Tesla. Ele gesticula e interage com o Vision Pro, ao mesmo tempo que o carro se guia de forma parcialmente autônoma. 

Continua após a publicidade

Contudo, a aventura parece não ter terminado tão bem. A parte final do vídeo sugere que ele foi parado pela polícia, e informações do portal Gizmodo indicam que Lentini foi preso pela prática — mesmo que isso não tenha sido oficialmente confirmado.  

A legislação de trânsito não é unificada nos Estados Unidos, e por isso nem todos os estados definem o uso de headsets do tipo como ilegal. Mesmo assim, a preocupação já é presente desde antes do Vision Pro, com leis como a da Virgínia Ocidental que proibiu o uso do finado Google Glass no trânsito. 

Por aqui, o Código de Trânsito Brasileiro não possui leis que citam especificamente o headset. Contudo, os dispositivos eletrônicos aparecem no Art. 252, que proíbe dirigir o veículo “utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular”. 

Além de Dante Lentini, outro vídeo mostra uma pessoa dirigindo o Cybertruck, polêmico SUV da Tesla que também conta com o AutoPilot dentre seus diferenciais.

A própria Apple falou explicitamente sobre o uso do Vision Pro no trânsito dentro da sua página de informações de segurança relacionadas ao headset. Por lá, a marca aponta que as pessoas usuárias “nunca devem usar o Apple Vision Pro enquanto operam um veículo em movimento, bicicletas, máquinas pesadas ou quaisquer outras situações que exijam atenção à segurança”. 

Já a Tesla aponta que seus veículos não operam de forma autônoma, e que seus motoristas devem manter as mãos no volante “o tempo todo”, além de sempre manter o controle e responsabilidade pelo veículo.

Apple Vision Pro na rua, no skate, no metrô e mais

Continua após a publicidade

Outros vídeos publicados mostram pessoas usando o Apple Vision Pro enquanto andam a pé ou de skate na rua, o que também não é exatamente recomendado já que pode afetar a atenção e causar acidentes. 

Outros locais em que pessoas foram vistas com o Vision Pro incluem:

  • Café 
Continua após a publicidade
  • Metrô
  • Jogo de basquete
Continua após a publicidade
  • Shopping
  • Piscina
Continua após a publicidade
  • Avião

O Apple Vision Pro foi anunciado pela marca no ano passado, mas suas vendas só foram liberadas há poucos dias. Seu preço oficial parte de US$ 3.499 (~R$ 17.465) nos EUA, mas ainda não há confirmação oficial relacionada à venda do dispositivo em outros países. 

Continua após a publicidade

Fonte: Apple Insider