Publicidade

Google Glass chega ao fim da linha com encerramento do Enterprise 2 

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Março de 2023 às 11h50

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O que um dia foi um projeto ambicioso do Google, agora vê o seu fim. O Google Glass acaba de ser oficialmente descontinuado, com o encerramento das vendas do modelo Enterprise Edition 2.

O anúncio da companhia foi feito na última quarta-feira (15), sem grande alarde. Na prática, apenas algumas páginas oficiais do produto foram alteradas para informar que suas vendas seriam finalizadas a partir de 15 de março.

Continua após a publicidade

Contudo, a empresa também apontou que o Google Glass Enterprise Edition 2 continuará recebendo suporte até o dia 15 de setembro, mesmo que não existam atualizações de software planejadas.

Isso significa que os usuários atuais dos óculos poderão ter assistência técnica e resolução de problemas até esta data, além de receber novas unidades caso seja necessário.

Mesmo depois deste prazo, o Google Glass Enterprise Edition 2 permanecerá funcionando normalmente, e com suporte para atualizações de aplicativos de terceiros. Por outro lado, o software “Meet on Glass”, lançado há menos de um ano, deixará de receber updates, e poderá ter problemas na sequência.

Novas gerações a caminho?

Continua após a publicidade

O encerramento da linha Google Glass não significa que a marca desistirá de soluções de realidade aumentada (AR), muito pelo contrário. Na última edição da conferência I/O, a empresa mostrou um protótipo de óculos inteligentes que podem realizar e mostrar traduções instantâneas de discursos falados, entre outras funcionalidades — algo que pode ganhar um novo capítulo na próxima edição da conferência, marcada para o dia 10 de maio.

Notícias recentes já mostraram que a linha Google Glass ganhou um programa de testes relacionados a soluções de integração com smartphones Google Pixel, por meio de um aplicativo específico. Desta forma, o vestível recebe recursos extras em serviços como o Google Tarefas, Tradutor e Câmera.

Além dos novos óculos, o Google também estaria trabalhando em outros produtos smart vestíveis. É o caso dos anéis inteligentes da Focals by North, uma marca adquirida pela Gigante das Buscas em 2020.

Continua após a publicidade

Google Glass teve história de ambição e polêmicas

O Google Glass foi anunciado pela marca há dez anos, como um dos projetos mais ambiciosos de sua história. Na época, os materiais divulgados mostravam que o vestível tinha potencial para mudar a vida das pessoas, por meio de integração AR em tarefas cotidianas.

Entretanto, a realidade foi mais dura. O design peculiar do dispositivo aparecia como uma barreira, e a ideia de ter pessoas andando com câmeras no rosto gerou diversas críticas com relação à privacidade.

Continua após a publicidade

Com pouco interesse do público geral, a linha Google Glass tomou ares corporativos com o lançamento da Enterprise Edition, em 2017. Dois anos depois, a edição ganhou uma revisão — que se mostrou insuficiente para manter o produto vivo.

Fonte: Android Police