Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm anuncia Snapdragon XR2 Gen 1 para experiências de RA sem fio

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Maio de 2022 às 09h00

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech
Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech
Tudo sobre Qualcomm

Além dos novos chipsets para smartphone, a Qualcomm anunciou em evento realizado nesta sexta-feira (20) o novo Snapdragon XR2 Gen 1, plataforma destinada a alimentar soluções de Realidade Estendida (XR) sem fio. O componente será oferecido a desenvolvedores equipando o Wireless AR Smart Viewer, kit de desenvolvimento que idealiza uma experiência leve, compacta e de funcionamento wireless "sem concessões".

Snapdragon XR2 Gen 1 oferece experiência RA sem fio

Durante a apresentação, a Qualcomm destacou o crescimento dos investimentos no metaverso, citando gigantes como Square Enix e Microsoft, além do seu próprio fundo de investimento de US$ 100 milhões e o lançamento da plataforma Snapdragon Spaces no ano passado, esforços coletivos para que o futuro da XR seja concretizado.

Continua após a publicidade

Junção das Realidades Aumentada, Virtual e Mista, a Realidade Estendida viu por muito tempo o desenvolvimento de dispositivos que dependiam completamente de fios, realizando o processamento em um celular ou PC. Esse cenário começou a se transformar com a chegada do Snapdragon XR1 Gen 1, primeiro chip da Qualcomm completamente focado em RA e RV, junto de um kit de desenvolvimento que trazia a visão da empresa para novos dispositivos de XR.

A companhia quer inovar com o novo Snapdragon XR2 Gen 1, processador dedicado que chega com a missão de possibilitar a produção de óculos e outros wearables que atuam completamente sem fio. Para isso, o chipset trabalha com o chamado "processamento dividido" — como o nome sugere, parte da carga é processada pelo óculos, enquanto outra parte fica sob responsabilidade do celular ou computador.

O exemplo dado pela Qualcomm indica que os sensores, como rastreadores de mão e olhos, e uma parcela de processamento da GPU ficam concentradas no acessório, enquanto a aplicação de XR é executada no smartphone ou PC. Para agilizar a transferência, os dispositivos trabalham em conjunto realizando compressão dos dados.

Continua após a publicidade

Outro ponto essencial é o uso de conexões sem fio avançadas, reunidas no sistema de conectividade FastConnect 6900, mesmo presente no Snapdragon 8+ Gen 1. Além de comunicação via Wi-Fi 6 e 6E, em canais amplos de 160 MHz nas bandas de 5 GHz e 6 GHz, há envio de dados em quatro streams diferentes e duas tecnologias dedicadas a otimizar as transferências.

A primeira delas é a 4K QAM, que aumenta a amplitude das ondas de transmissão quando mais dados precisam ser enviados, e o Advanced TWT, que permite aos desenvolvedores definirem os momentos mais adequados para que a rede Wi-Fi 6 se mantenha ativa para poupar bateria.

Continua após a publicidade

Ambas são complementadas pela suíte FastConnect XR, que proporciona maior controle sobre o tráfego de informações para gerenciar melhor o consumo, priorizar a transmissão em tarefas em que a latência é um fator crítico, dar preferência a certos canais para evitar interferências e desenvolver modos de economia de energia específicos para reduzir o gasto energético sem aumentar as latências.

Kit de referência idealiza óculos XR sem fio

Para exibir as capacidades do Snapdragon XR2 Gen 1 e fornecer um guia para fabricantes e desenvolvedores, a Qualcomm revelou ainda o Wireless AR Smart Viewer baseado no novo chipset. O dispositivo apresenta mudanças marcantes em comparação ao kit de desenvolvimento do Snapdragon XR1 Gen 1, a começar pela construção, dimensões e peso.

Produzido em parceria com a Goertek, reconhecida por seus wearables, e a SeeYA Technology, responsável pelas lentes, os óculos de XR pesam apenas 115 gramas, trazem hastes de 9,2 mm, armação de 15,6 mm e lentes de 9,5 mm. Em comparação, o modelo de referência da geração anterior possui hastes de 9,5 mm, armação de 25 mm e lentes de 14,2 mm. Com as mudanças, a Qualcomm promete uso muito mais confortável.

Continua após a publicidade

O maior destaque é o funcionamento sem fio, com o uso de Wi-Fi 6, 6E e Bluetooth 5.3 pelo sistema FastConnect 6900, que entregaria latências de menos de 3 ms entre o dispositivo principal de processamento e o acessório, garantindo assim uma experiência livre de engasgos. Para exibição, há uma lente de 0,49 polegada em cada olho, com painel micro-OLED, resolução de 1920 x 1080 pixels e taxa de atualização de 90 Hz.

O rastreamento dos olhos fica a cargo de duas câmeras 6DoF (seis graus de liberdade), rastreando assim movimentação e rotação nos três eixos, auxiliadas por uma câmera RGB, enquanto a bateria traz capacidade de 650 mAh.

Continua após a publicidade

Segundo a Qualcomm, a nova plataforma é mais um passo em direção a um dispositivo unificado — a intenção é fazer com que os óculos Standalone de RA e RV, como o Oculus/Meta Quest, e os "Viewers", que dependem de um aparelho externo para funcionar, tornem-se um formato único no futuro, em um período de 4 anos, oferecendo uma experiência de Realidade Estendida completa em um pacote compacto e confortável.