Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Devoluções do Apple Vision Pro são registradas por problemas de enjoo e mais

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Fevereiro de 2024 às 08h48

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Apple)
(Imagem: Divulgação/Apple)

O Apple Vision Pro teve as suas entregas iniciadas no começo de fevereiro, e isso significa que o período de 14 dias para devolução do produto está acabando. Registros em redes sociais mostram que algumas pessoas pretendem entregar o headset de volta para a Apple, por conta de problemas relacionados a sua ergonomia e usabilidade. 

Uma das situações mais citadas pelas pessoas que usam o produto é o seu peso, um problema que já tinha aparecido nas primeiras análises do headset da Apple. Afinal, a distribuição do peso é considerada desequilibrada, e muito voltada para a parte frontal do dispositivo, o que certamente o torna desconfortável após um uso mais prolongado. 

Isso acontece por conta da faixa para a cabeça Solo Band, que aparece nas principais propagandas da Apple. Apesar de ser mais estilosa que grande parte dos acessórios vistos em concorrentes, ela não traz um apoio para a parte superior da cabeça, o que torna o uso bem mais desconfortável, de acordo com os relatos. 

Continua após a publicidade

No entanto, a Apple também disponibiliza a faixa Dual Loop, que é mais parecida com as de rivais como os produtos da Meta. Já foi dito que a experiência de uso é consideravelmente melhorada com ela, já que é capaz de manter um nível de conforto mais alto por algumas horas, dependendo do caso. 

Outro problema citado nos relatos é um velho conhecido do mercado de headsets de realidade virtual: os enjoos e dores de cabeça. Por se tratarem de produtos que funciona por câmeras e com passagem de imagem (e não um sistema de lentes propriamente dito), trata-se de uma situação que ainda se mostra inevitável, e que pode atingir a cada um com diferentes níveis de intensidade. 

"Mal posso esperar para devolver o Vision Pro, provavelmente a tecnologia mais surpreendente que eu já testei. Porém, não consigo lidar com essas dores de cabeça após dez minutos de uso"

Situações relacionadas ainda incluem a vermelhidão nos olhos, ou mesmo a falta de encaixe com diferentes tipos de rostos. É um problema relativamente comum com dispositivos vestíveis, especialmente aqueles que envolvam alguma parte do corpo, como acontece com os headsets. 

"Hora de devolver meu #AppleVisionPro, o cansaço visual causado por esse dispositivo é diferente de qualquer outro headset que eu tenha usado, eu poderia ficar por ele se não custasse $ 4.000"
Continua após a publicidade

Qualidade x utilidade

Há ainda outra parcela de pessoas que pretendem devolver o Apple Vision Pro por um motivo que não está necessariamente relacionado a problemas de saúde. Na verdade, esse grupo aponta que o produto não é útil o suficiente para justificar o investimento de US$ 3.499 (cerca de R$ 17.403 em conversão direta), no mínimo.

Trata-se de outra discussão relativamente antiga no mundo dos headsets VR, em que produtos da Meta e outras rivais parecem ter um conjunto de hardware acertado — contudo, grande parte do público simplesmente não encontra motivos para achar o dispositivo mais útil que um computador tradicional.

Continua após a publicidade
"Duas horas depois de tirar meu Apple Vision Pro da caixa e usá-lo, eu decidi encaixotar ele de novo e devolver. É bem legal, mas não há nada nele que eu vá usar com frequência suficiente para justificar que eu fique com ele"

Não há como negar que os headsets ainda são produtos voltados para nichos, e o Apple Vision Pro ainda não teria o potencial para quebrar essa barreira — pelo menos não em sua primeira geração.

É por esse motivo que algumas marcas destinam seus headsets para públicos específicos. É o que fez a Microsoft, que passou a desenvolver o HoloLens para empresas antes de supostamente interromper o desenvolvimento do produto.

Continua após a publicidade

Outros registros dizem respeito à produtividade alcançada com o Vision Pro, que não seria mais alta em comparação com outros dispositivos. A movimentação de janelas com os gestos e o olhar pode ser um recurso futurístico, mas ineficiente para muitas pessoas. 

"Eu comprei meu Apple Vision Pro, somente três dias usando ele e quero devolver o mais rápido possível! Melhor esperar a próxima geração!"

A pouca diversidade de aplicativos e a falta de compatibilidade com alguns tipos de arquivos também foi apontada por algumas pessoas como empecilhos para o uso do Vision Pro, além da falta de uma biblioteca de jogos que utilizariam todo o potencial do produto.

Continua após a publicidade

Por enquanto, ainda não há como saber qual é a proporção de unidades devolvidas do Apple Vision Pro, e consequentemente qual pode ser a repercussão direta disso para a Apple. Além disso, é provável que estes números nunca sejam divulgados de forma oficial, já que representam propaganda negativa para a marca. 

Fonte: The Verge