Publicidade

Apple Vision Pro | EUA reforça atenção no trânsito após vídeo envolvendo headset

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Fevereiro de 2024 às 14h31

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

Após ter sido divulgado e viralizado nos últimos dias, o vídeo que mostra um homem dirigindo enquanto usa o Apple Vision Pro gerou repercussão até em autoridades do país. Afinal, o secretário de transportes dos EUA, Pete Buttigieg, usou suas redes sociais para reforçar como a prática não deve ser repetida:

“Lembrete — TODOS os sistemas avançados de assistência ao motorista requerem que o motorista humano tenha controle, e esteja totalmente engajado na tarefa de dirigir, o tempo todo”
Continua após a publicidade

O vídeo foi publicado por Dante Lentini, que no momento da gravação dirigia um Tesla Cybertruck. Os recursos de direção assistida dos carros da marca não preveem que o condutor possa simplesmente deixar o carro funcionar completamente por conta própria, e nem se distrair com outros dispositivos. 

Os Estados Unidos não têm um conjunto de leis unificadas no que diz respeito ao trânsito, mas grande parte dos estados possui regulamentos que proíbem o uso de dispositivos eletrônicos ao volante. Alguns até citam os headsets AR/VR de forma direta, mesmo que isso não aconteça em todo o território do país. 

O vídeo de Lentini dá a entender que ele foi parado pela polícia depois de dirigir com o Vision Pro, mas este não foi o caso. Em entrevista recente, ele afirmou que gravou a polícia em trabalhos não relacionados, pois estava “no lugar certo e na hora certa”. 

Continua após a publicidade

Desde o início das entregas do Apple Vision Pro, pessoas já foram vistas usando o produto em diversas situações — algumas mais perigosas que outras. Conteúdos publicados já mostraram o headset em operação na rua, em shoppings e até em uma piscina.

O Vision Pro foi anunciado pela Apple no ano passado, mas suas vendas só se iniciaram no início de 2024. O produto ambiciona revolucionar o mercado relacionado à computação espacial, com alto poder de processamento, suporte para comandos por gestos e mais.