Apple registra patente para lente líquida no Vision Pro
Por Gustavo de Lima Inacio • Editado por Wallace Moté | •

O Apple Vision Pro deve chegar ao mercado no início de 2024, prometendo revolucionar o mercado de headsets de realidade mista. Um ponto negativo, porém, é que aqueles que tiverem algum problema de visão precisam de um acessório extra. Porém, a Apple está planejando uma solução para isso, usando lentes líquidas que mudam de forma.
- Apple patenteia recurso do MacBook que não deve chegar tão cedo
- iPhone 15 Pro tem protótipo não funcional vazado mostrando design
O objetivo da marca seria encontrar uma forma de resolver a situação de usuários que precisam usar óculos. Para a atual geração será preciso fazer lentes prescritas em parceria com a ZEISS exclusivamente para o Vision Pro. Por isso, a tecnologia da patente entraria em ação, já que o dispositivo seria capaz de se adaptar ao usuário facilmente.
A patente chamada de "Dispositivos Eletrônicos com Lentes Líquidas" tem diversos componentes, que incluem câmaras, válvulas, reservatórios e o líquido que formaria a lente. Sinais eletrônicos ativariam o sistema, que ajustaria as lentes de acordo com cada usuário.
Para saber a necessidade de cada usuário, a empresa usaria uma câmera ou o sensor LiDAR para ler os seus olhos, enviando então o comando com as coordenadas exatas para o mecanismo que controla a forma das lentes.
Claro, por se tratar de uma patente, é possível que essa tecnologia nunca veja a luz do dia, e ela sirva apenas para indicar que a empresa cogitou essa novidade, além de se resguardar no caso de alguma rival ter uma ideia parecida.
O Apple Vision Pro chega no início de 2024 com um par de telas com tecnologia micro OLED de alta resolução, que representaria uma TV 4K por olho. Ele tem uma série de câmeras em seu corpo, que permitem uma leitura precisa do ambiente e também do rosto do usuario, que é projetado em uma tela externa.
A Apple somente deve vender o produto para aqueles que optarem por marcar um horário para atendimento. Além disso, sua disponibilidade pode ser limitada, já que supostamente a marca esperava ter um milhão de unidades do lançamento, mas pode ter cerca de 400 mil unidades por conta de problemas de produção.
Fonte: USPTO