Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Moto elétrica sueca Husqvarna E-Pilen ganha vida no Salão de Mobilidade IAA

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Setembro de 2021 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/Husqvarna
Divulgação/Husqvarna

A Exppania, startup estadunidense com sede em Miami, não é a única empresa que está de olho no segmento de motos elétricas. Enquanto a montadora espera por um financiamento coletivo para tirar seu projeto do papel, a Husqvarna, fabricante sueca, mostrou estar um passo à frente ao dar vida à E-Pilen.

Revelada em abril em imagens renderizadas, a moto elétrica foi apresentada “ao vivo e em cores” no Salão de Mobilidade IAA, que está sendo realizado em Munique, na Alemanha, até o próximo dia 12 de setembro. Ela não tem na potência ou na autonomia seus pontos fortes, mas isso não significa que não possa fazer sucesso.

Continua após a publicidade

Segundo a marca, a E-Pilen “será a escolha perfeita para o viajante urbano e o piloto de lazer”. Para isso, contará com potência de 8 kW no motor, equivalente a 10,8 cavalos, e autonomia projetada para, no máximo, 100 quilômetros graças à bateria de 48 volts.

Uma das grandes atrações da E-Pilen, no entanto, será a praticidade. Afinal, segundo a Husqvarna, a moto elétrica terá um sistema que permitirá a troca da unidade de energia, já que a bateria será removível. O processo é estimado para durar cerca de 5 minutos, ou seja, mais rápido do que o da recarga em si.

Lançamento só em 2022

A apresentação da Husqvarna E-Pilen, no entanto, não significa que a moto elétrica sueca já começará a ser vendida. De acordo com o pessoal do Inside EVs, o planejamento da marca é colocar a “flecha” (tradução de Pilen) nas ruas somente no ano que vem. E ela não deverá chegar sozinha quando finalmente for lançada.

Continua após a publicidade

Em seu site oficial, a Husqvarna ainda não deu qualquer pista sobre quanto deverá custar a moto elétrica, mas confirmou que também está trabalhando em outros dois veículos que carregam como principais características a mobilidade e a emissão zero de carbono: o Bltz Concept e a Vektorr Concept.

O primeiro é um patinete elétrico que, de acordo com a marca, “oferecerá o transporte mais fácil possível, sem ruído e livre de emissões para moradores urbanos ecologicamente corretos, que também pode ser facilmente carregado pelo passageiro dentro e fora do transporte público”.

A Vektorr Concept, por sua vez, será a primeira scooter elétrica da Husqvarna Motorcycles. A marca informou que ela irá alcançar uma velocidade máxima de 45 km/h e oferecerá alcance de até 95 km com uma única carga. Ambos também serão equipados com a bateria removível e, a princípio, serão oferecidos principalmente nos mercados da Alemanha, Itália, França e Espanha.

Continua após a publicidade

Como a marca já mandou aqui para nós, brasileiros, um cortador de grama autônomo, não custa nada sonhar com os futuros lançamentos sobre duas rodas, né?

Fonte: Autocar, Inside EVs, Husqvarna