Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup apresenta conceito de moto elétrica com design futurista

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Setembro de 2021 às 14h35

Link copiado!

Divulgação/Exppania
Divulgação/Exppania

A Exppania, startup estadunidense com sede em Miami, planeja lançar no mercado uma linha completa de veículos elétricos até 2026, começando por uma moto. José Luis Cobos Arteaga, engenheiro espanhol que tem no currículo passagens por Iveco, Ford e Jaguar Land Rover, é quem está por trás da ambiciosa ideia, ainda em fase de projeto.

De acordo com Arteaga, o conceito da moto elétrica da Exppania está pronto, assim como o design, apresentado, por enquanto, apenas em renderizações 3D. A ideia é que ela tenha um motor entre 20 e 25 kW (27,2 a 33,9 cv), além de uma bateria de 6 kWh. Essa configuração faria a moto elétrica alcançar uma velocidade máxima de 120 km/h, além de ter autonomia de 150 quilômetros por carga.

Nenhuma outra especificação a respeito da futura moto elétrica foi divulgada. Ao tomar como base a imagem renderizada, no entanto, é possível observar alguns pontos interessantes. Entre eles, escapes duplos, disco de freio único na parte traseira e duplo na frontal, raios da roda em forma de lâmina e motor posicionado atrás da bateria. O pessoal do Motorrad notou ainda que os aros, aparentemente maiores do que as convencionais 17 polegadas, são compostos de várias peças, semelhantes aos antigos aros ComStar da Honda.

Continua após a publicidade

“Revolução verde” aguarda financiamento

Apelidada pela própria marca de “Revolução verde” em seu site oficial, a série de lançamentos, que tem na moto elétrica o seu primeiro passo, talvez demore um pouquinho para começar. Afinal, para sair do papel, a startup ainda precisa resolver um “pequeno” detalhe: encontrar investidores dispostos a bancar o projeto. A ideia da Exppania é colocar sua moto elétrica no mercado por 16.490 euros, valor equivalente a R$ 92.106 na conversão atual.

Continua após a publicidade

A Exppania anunciou que pretende iniciar uma campanha de financiamento coletivo a partir de outubro para, então, confirmar se a moto elétrica com design futurista irá ou não chegar às ruas em 2022. O cronograma da marca estabeleceu as datas em que pretende lançar os demais veículos elétricos da seguinte forma: Carro pequeno (Micro Car) em 2023, Van para entregas (Delivery Van) em 2025, Carro compacto e SUV em 2026.

Fonte: Motorrad, Inside Evs, Le Repaire