Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça a Stella Vita, a 1ª "casa solar" sobre rodas do mundo

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Setembro de 2021 às 14h30

Link copiado!

Divulgação/Bart van Overbeeke, Solar Team Eindhoven
Divulgação/Bart van Overbeeke, Solar Team Eindhoven

Os conceitos de trailer e de motorhome acabaram de ser atualizados. Os responsáveis foram os holandeses da Solar Team Eindhoven, que criaram a Stella Vita, primeira casa solar sobre rodas do mundo. A organização sem fins lucrativos faz parte da Universidade Tecnológica de Eindhoven e é formada por 26 alunos da instituição.

Depois de criar um carro pequeno movido a energia solar, batizado de Stella Lux, o grupo resolveu ampliar, literalmente, o projeto. Assim nasceu a ideia de desenvolver a Stella Vita, veículo que é uma mistura de trailer e motorhome, 100% movido a energia solar.

Continua após a publicidade

Tijn Ter Horst, um dos principais membros da equipe, e que também integra o time de engenharia mecânica na universidade, afirmou que o projeto foi desenhado para suprir todas as necessidades de quem sonha, literalmente, em viver pelas estradas, mas não quer abrir mão das modernidades.

A Stella Vita é equipada com uma cama, uma geladeira pequena, um banheiro, um sofá e uma pequena área para cozinhar, além, claro, de pontos para carregar equipamentos eletrônicos. Tudo movido a energia solar.

Como funciona a Stella Vita?

Continua após a publicidade

Segundo os responsáveis pelo projeto, a casa sobre rodas é autossustentável, ou seja, gera energia suficiente para pegar a estrada, tomar banho, fazer café, assistir a TV e carregar seu notebook ou smartphone, em um percurso que pode alcançar até 730 quilômetros em dias ensolarados. Isso tudo por meio de vários painéis solares instalados no telhado da casa... Ou seria do carro?

Há, no entanto, limites a serem respeitados. “Você não tem energia infinita, então precisa escolher como usá-la”, alertou Horst. Isso significa que tomar banho, fazer café ou assistir a TV com o veículo parado são tarefas que consumirão tempo de viagem.

Continua após a publicidade

Com a casa sobre rodas parada, o tempo de carregamento apenas pela luz solar pode chegar até a quatro dias. Se a ideia dos proprietários, no entanto, não é a de realizar longas pausas, o processo pode ser acelerado de uma maneira tradicional, plugando a Stella Vita nas tomadas de estações de carregamento.

Bate-volta

Os moradores de Eindhoven terão a chance de ver a casa sobre rodas em ação nos próximos dias, já que está planejada uma viagem de 3.000 quilômetros para apresentar a Stella Vita de forma oficial. A partir de domingo (19), o pessoal da Solar Team vai encarar a estrada de Eindhoven até o Sul da Espanha, em um bate-volta prolongado.

Continua após a publicidade

Se você se empolgou com o projeto e já quer saber como fazer para sair do apartamento e passar a “viver em movimento”, pode desacelerar, pois ainda não há previsão de a Stella Vita ser produzida em série. E nem se isso realmente vai rolar.

Segundo Tjin Ter Horst, os consumidores precisam, primeiro, se acostumar com a ideia (e com o visual estranho) da casa sobre rodas. Depois disso, se for viável, ela poderá chegar ao mercado em, no mínimo, 5 anos.

Continua após a publicidade

Fonte: Arstechnica, Solar Team Eindhoven