Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carro elétrico holandês bate recorde de autonomia com uma única carga

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Julho de 2021 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/ Lightyear
Divulgação/ Lightyear

O Lightyear One será mais uma opção de carro elétrico no mercado europeu em 2022. Em fase final de testes, o modelo desenvolvido pela holandesa Lightyear acabou de bater um recorde de autonomia, superando modelos já consolidados no mercado, como o Tesla Model 3 Long Range. Segundo a fabricante, o protótipo conseguiu rodar incríveis 710 quilômetros sem parar para efetuar qualquer recarga — é muita coisa.

Isso foi possível porque o Lightyear One é equipado com cinco painéis solares, instalados sobre o teto e capô, que lhe conferem uma autonomia extra de 12 quilômetros a cada hora percorrida. Portanto, nas quase 9 horas de percurso, foram aproximadamente 100 quilômetros de carga a mais para ajudá-lo a obter esse feito. É bom lembrar, porém, que o teste foi feito a uma velocidade máxima (e constante) de 85 km/h, o que também ajuda a economizar energia.

De acordo com a Lightyear, o consumo do Lightyear One é de 83Wh por quilômetro e sua bateria é de 60 kWh. Para efeito de comparação, o já mencionado Tesla Model 3 Long Range é equipado com uma bateria de 70 kWh, o que lhe garante uma autonomia média de 455 quilômetros em circuito misto, ou seja, cidade e estrada. Em termos de desempenho, o modelo holandês não faz feio, sendo capaz de executar um 0 a 100km/h em menos de 10 segundos.

Continua após a publicidade

O Lightyear One será lançado no primeiro semestre de 2022 e custará cerca de US$ 177 mil.

Fonte: The Next Web