Como saber qual a calibragem do pneu?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Item fundamental para a segurança dos ocupantes de qualquer veículo, seja ele um carro, uma moto ou um caminhão, o pneu necessita ter a calibragem correta para desempenhar seu papel de forma precisa e, claro, sem oferecer riscos ao motorista e demais passageiros. E como saber a calibragem certa para cada pneu?
- Como é fabricado um pneu? Você não imagina o trabalhão
- O que é um pneu remold? Veja se é perigoso para o carro
A reportagem do Canaltech recorreu a um especialista no assunto para responder a essa questão. Conversamos com Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina. E ele reforçou a importância que a calibragem correta tem para que o pneu possa rodar da forma mais correta possível.
“O cuidado com os pneus deve ser constante. A Pirelli recomenda que a calibragem seja verificada uma vez por semana, sempre com os pneus frios”, avisou Magliano, em suas primeiras dicas para quem acha que sempre pode deixar para depois tal verificação.
Benefícios de pneus bem calibrados
Além de ser importante para a segurança dos ocupantes do carro, manter o pneu com a calibragem correta também dá ao proprietário do veículo outros benefícios:
- Economia de combustível;
- Redução de emissão de CO2 na atmosfera;
- Aumento da vida útil do composto;
- Maior eficiência dos sistemas de freio, direção e suspensão do veículo.
Riscos da má calibragem do pneu
Se andar com o pneu na calibragem certa tem uma série de benefícios, rodar com eles por aí muito cheios, ou muito vazios, logicamente não faz bem para o carro (e para o bolso do dono do veículo).
Os principais riscos de rodar com um pneu mal calibrado são os seguintes:
- Deterioração rápida da estrutura interna do pneu;
- Perda de aderência;
- Instabilidade;
- Aumento do consumo de combustível.
A calibragem correta do pneu
A gente não se esqueceu de perguntar ao especialista da Pirelli qual, afinal, é a calibragem correta do pneu. E a resposta, na verdade, é que ela varia de acordo com o tipo do carro, da moto ou do caminhão. A boa notícia é que não é difícil descobrir qual o “número mágico” que você precisa colocar no calibrador.
“É possível encontrar as informações sobre cuidados de pneus no carro no manual do veículo ou, dependendo do carro, na tampa do bocal de combustível ou no batente da porta do motorista”, explicou Fabio Magliano.
Como calibrar os pneus?
Agora que você já entendeu direitinho como saber a calibragem do pneu, nada melhor do que aprender efetivamente como calibrar os pneus. Para isso, o Canaltech preparou uma listinha didática e simples, que serve tanto para os calibradores encontrados em postos de combustível quanto para os portáteis, caseiros.
- Digite o número desejado no visor do calibrador (você já sabe onde encontrá-lo);
- Tire a tampa da válvula do pneu a ser calibrado;
- Aperte a trava da ponta do calibrador depois de encaixá-la na válvula do pneu;
- Segure a mangueira até o ar terminar de inflar o pneu para que ela não se solte e o ar escape;
- Espere pelo aviso sonoro;
- Recoloque a válvula do pneu calibrado.