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O que é pneu remold? Saiba se é seguro usar no seu carro

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Abril de 2022 às 11h00

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Robert Laursoo/Unsplash/CC
Robert Laursoo/Unsplash/CC

Antes de responder se usar pneus remold é seguro para o carro e, claro, para os ocupantes do veículo, é preciso explicar, efetivamente, o que é um pneu remold. Afinal, não é todo mundo que está familiarizado com o termo.

Um pneu remold nada mais é do que um pneu usado que passou por um processo completo de reconstrução, com a vulcanização, raspagem e substituição das laterais e da banda de rodagem. Apenas a carcaça do modelo original é preservada.

Vale ressaltar que o processo de fabricação de um pneu remold nada tem a ver com pneus recauchutados ou recapados. Nesses dois moldes de reaproveitamento, uma nova camada de borracha é aplicada em cima da antiga e nada mais.

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Como é a construção de um pneu remold?

A fabricação de um pneu remold é mais complexa do que o processo usado para recauchutar ou recapar pneus. As carcaças primeiramente são inspecionadas e apenas após a aprovação é que seguem para a fábrica.

O processo tem início com a raspagem do talão (fios de aço com cobre) e da banda de rodagem, que precisam ficar sem rebarbas. O passo seguinte é o teste da câmera de ar, que precede a aplicação da nova camada de borracha.

Finalmente, após todo esse caminho, o pneu remold é levado para uma prensa vulcânica, de onde sai pronto para equipar um carro. Mas, afinal, usar este pneu remold em um carro é seguro?

Pontos positivos e negativos do pneu remold

Para responder finalmente à questão e esclarecer se é seguro para o carro usar pneu remold, vamos elencar alguns pontos positivos e outros negativos sobre esse tipo de acessório.

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Positivos

  • É até 50% mais barato do que um pneu novo;
  • É ecologicamente correto, pois reduz o número de carcaças de borracha que seriam descartadas no meio-ambiente;
  • Utiliza menos petróleo em sua produção do que pneus novos;
  • É perfeitamente seguro para uso urbano, no qual as velocidades são menores.

Negativos

  • Tem vida útil entre 15 e 30% menor do que os pneus novos;
  • Não é indicado para uso em rodovias ou em velocidades superiores a 80 km/h;
  • É mais suscetível à aquaplanagem, pois tem menor aderência lateral;
  • A frenagem em pista molhada é menos eficiente do que com pneus comuns;
  • Por terem as informações originais raspadas no processo de reconstrução, os pneus remold podem ser mais difíceis de balancear.
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Agora é com você, caro canaltecher. Pese na balança os prós e os contras que listamos sobre usar pneus remold e, então, decida se ele é seguro o suficiente ou não para quando precisar mexer nos que estão atualmente no seu carro.

E lembre-se: qualquer pneu, novo ou remold, precisa ter o Selo de Identificação de Conformidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Este é o passo inicial para que você tenha um acessório seguro e legalizado no seu carro.

Com informações: Guia dos Pneus e Minutos Seguros