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Pirelli e Bosch criam "pneu com Bluetooth" para aumentar segurança do carro

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

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Reprodução/Pirelli
Reprodução/Pirelli

A italiana Pirelli e a alemã Bosch estão desenvolvendo uma forma de incorporar Bluetooth diretamente nos pneus de carros para implementar novas funções de segurança. O objetivo da parceria é se valer da tecnologia de sensores montados na trama do pneu (in-tyre), que a Pirelli já utiliza em alguns hipercarros, em conjunto com novos softwares e algoritmos desenvolvidos pela Bosch.

Com isso, as duas empresas esperam criar novas funções de segurança ativas para automóveis, que sejam mais rápidas e precisas que os atuais freios ABS (que impedem as rodas de travarem) ou controles de estabilidade e tração (ESP), que poderão ser utilizados pelas montadoras em breve.

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Pneus conectados

Modelos como o Pagani Utopia Roadster (anunciado em agosto pelo equivalente a R$ 19 milhões, com motor Mercedes-AMG 6.0 V12 biturbo de 864 cavalos e 112 kgfm), serão equipados com a nova linha de pneus Cyber Tire da Pirelli, que usa os sensores internos para enviar dados ao ESP.

Por sua vez, a Bosch tem duas tecnologias de transmissão de dados para a central eletrônica dos automóveis atuais: uma delas é a MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems, de atuadores eletromecânicos), enquanto a outra é o uso de Bluetooth Low Energy (BLE) nos sensores de pressão da válvula do pneu, que mandam à central do carro o aviso, por exemplo, de que o pneu furou.

A ideia é juntar e misturar tudo: captar informações sobre condições do asfalto, temperatura do local, entre outras variantes, diretamente dos sensores dentro dos pneus e enviá-los por BLE à central eletrônica, não mais aos sistemas ABS ou ESP, disparando novas funções.

Segundo as fabricantes, a longo prazo, isso pode aumentar os níveis de segurança, melhorar a dinâmica de condução e de conforto e até mesmo garantir maior sustentabilidade, com economia de combustível e melhor uso dos pneus.