Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DOT | Como ver a validade do pneu?

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Julho de 2022 às 10h00

Link copiado!

M Standret/Envato/CC
M Standret/Envato/CC

Sabe a imortal frase de William Shakespeare, “há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”? Pois bem, se a enquadrarmos no segmento automotivo, podemos dizer que “há mais coisas entre o pneu e o asfalto do que pode imaginar a mente de um motorista”.

Uma delas é o DOT (Department of Transportation, ou Departamento de Transportes, em português), sigla referente ao código alfanumérico usado para indicar diversas informações sobre o componente, incluindo sua data de fabricação.

Ao contrário de alimentos e outros produtos perecíveis, no entanto, os pneus não saem de fábrica com uma data de validade estampada neles. O que há, na verdade, é uma sinalização indicando quando o composto foi fabricado. E essa informação é de extrema importância.

Continua após a publicidade

Como se trata de um item fundamental para a segurança dos carros, é de extrema importância saber como ver a validade do pneu. Ou melhor: o tempo aproximado de duração dele. Para isso, a reportagem do Canaltech consultou um especialista no assunto. Contamos com a colaboração de um alto executivo de uma das marcas mais importantes do mundo quando o assunto é pneu: Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.

A primeira explicação que Magliano fez questão de dar foi justamente a respeito da data de validade. E ela pode gerar uma certa polêmica: “A validade do pneu é indeterminada, motivo pelo qual não consta uma data de validade no produto”. Segundo o executivo, o que há é uma estimativa de tempo de vida para os compostos.

“A Pirelli dá cinco anos (60 meses) de garantia a partir da data da compra dos pneus. Entretanto, é plenamente possível que o produto ainda esteja em boas condições mesmo após o término da garantia”, pontuou.

Continua após a publicidade

Como localizar o DOT?

O gerente da Pirelli explicou que, caso haja um problema com o pneu da marca e o dono do carro esteja curioso para saber se o composto está dentro da garantia, há um modo fácil de localizar o DOT e ver a data em que o pneu foi fabricado.

“Caso o cliente não possua a nota fiscal, essa garantia vai de acordo com o número DOT marcado no pneu, onde está grafada a semana e o ano de fabricação dele”, encerrou Magliano, esclarecendo que as informações estão grafadas na banda lateral do composto.

Continua após a publicidade

Além da data de fabricação, há outras informações importantes no DOT, todas referentes às principais características do pneu: largura, altura, diâmetro, capacidade de carga, velocidade máxima e mais. Para ver a data de fabricação do pneu, basta pegar os quatro últimos números marcados na lateral.

Em um pneu, o DOT indica a semana e o ano em que o composto em questão foi produzido. Então, se um pneu apresentar os números 2218 no DOT, isso significa que ele foi produzido na 22ª semana do ano de 2018. Como o tempo médio de garantia de um pneu é de cinco anos, este, em teoria, ela valeria até a 22ª semana de 2023, algo em torno da terceira semana de junho. A validade em si, por outro lado, é indeterminada.