DOT | Como ver a validade do pneu?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Sabe a imortal frase de William Shakespeare, “há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”? Pois bem, se a enquadrarmos no segmento automotivo, podemos dizer que “há mais coisas entre o pneu e o asfalto do que pode imaginar a mente de um motorista”.
Uma delas é o DOT (Department of Transportation, ou Departamento de Transportes, em português), sigla referente ao código alfanumérico usado para indicar diversas informações sobre o componente, incluindo sua data de fabricação.
Ao contrário de alimentos e outros produtos perecíveis, no entanto, os pneus não saem de fábrica com uma data de validade estampada neles. O que há, na verdade, é uma sinalização indicando quando o composto foi fabricado. E essa informação é de extrema importância.
Como se trata de um item fundamental para a segurança dos carros, é de extrema importância saber como ver a validade do pneu. Ou melhor: o tempo aproximado de duração dele. Para isso, a reportagem do Canaltech consultou um especialista no assunto. Contamos com a colaboração de um alto executivo de uma das marcas mais importantes do mundo quando o assunto é pneu: Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.
A primeira explicação que Magliano fez questão de dar foi justamente a respeito da data de validade. E ela pode gerar uma certa polêmica: “A validade do pneu é indeterminada, motivo pelo qual não consta uma data de validade no produto”. Segundo o executivo, o que há é uma estimativa de tempo de vida para os compostos.
“A Pirelli dá cinco anos (60 meses) de garantia a partir da data da compra dos pneus. Entretanto, é plenamente possível que o produto ainda esteja em boas condições mesmo após o término da garantia”, pontuou.
Como localizar o DOT?
O gerente da Pirelli explicou que, caso haja um problema com o pneu da marca e o dono do carro esteja curioso para saber se o composto está dentro da garantia, há um modo fácil de localizar o DOT e ver a data em que o pneu foi fabricado.
“Caso o cliente não possua a nota fiscal, essa garantia vai de acordo com o número DOT marcado no pneu, onde está grafada a semana e o ano de fabricação dele”, encerrou Magliano, esclarecendo que as informações estão grafadas na banda lateral do composto.
Além da data de fabricação, há outras informações importantes no DOT, todas referentes às principais características do pneu: largura, altura, diâmetro, capacidade de carga, velocidade máxima e mais. Para ver a data de fabricação do pneu, basta pegar os quatro últimos números marcados na lateral.
Em um pneu, o DOT indica a semana e o ano em que o composto em questão foi produzido. Então, se um pneu apresentar os números 2218 no DOT, isso significa que ele foi produzido na 22ª semana do ano de 2018. Como o tempo médio de garantia de um pneu é de cinco anos, este, em teoria, ela valeria até a 22ª semana de 2023, algo em torno da terceira semana de junho. A validade em si, por outro lado, é indeterminada.