Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um pneu de perfil baixo?

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Março de 2024 às 09h00

Link copiado!

Nicholas Umsted/Unsplash/CC
Nicholas Umsted/Unsplash/CC

O pneu é um componente de extrema importância para os carros, pois, como já explicamos em outros conteúdos, é o único ponto de toda a carroceria que fica em contato direto e constante com o solo.

Os compostos apresentam diferentes tipos e medidas e, dentre os que mais têm sido falados atualmente, está o pneu de perfil baixo. Você já ouviu falar ou sabe o que é um pneu de perfil baixo? Não? Sem problemas. O Canaltech te explica.

Continua após a publicidade

O que é o perfil do pneu?

Antes de falar especificamente sobre o que é um pneu de perfil baixo, é importante explicar, de maneira bem simples, o que é o perfil de um pneu.

O perfil do pneu nada mais é do que a parte de borracha existente entre o ponto que o composto toca o solo e o ponto em que ele entra em contato com a roda do carro.

A importância de escolher bem o perfil dos pneus que irão calçar as rodas tem ligação tanto com a estética quanto com a dirigibilidade, e é aí que entra a preferência de muitas pessoas pelo pneu de perfil baixo.

Continua após a publicidade

O que é um pneu de perfil baixo?

O perfil de um pneu é medido pelo percentual entre a altura e a largura da seção do composto em milímetros. Vamos pegar como exemplo um pneu com as medidas 225/45/R17.

Nesse caso, como o pneu tem 22,5 cm de largura, o perfil é 45% dessa medida — 10,125 cm — e está pronto para ser montado em uma roda de 17 polegadas (R17). Para ser considerado um pneu de perfil baixo, a medida precisa ser igual ou inferior a 55%.

Continua após a publicidade

Vantagens e desvantagens do pneu de perfil baixo

Como tudo na vida, a escolha pelo uso de um pneu de perfil baixo tem vantagens e desvantagens para o motorista.

Esse tipo de composto é normalmente indicado para carros mais esportivos, pois tornam o visual mais agressivo e asseguram maior poder de frenagem em altas velocidades.

Continua após a publicidade

Atualmente, porém, é comum encontrar carros “comuns” equipados com pneus de perfil baixo. A escolha vem se tornando cada vez mais popular pela série de vantagens que seu uso oferece. Há, porém, pontos de atenção.

Vantagens

  • Deixam o carro mais bonito e imponente
  • Aumentam a estabilidade e o poder de frenagem
  • São menos propensos à aquaplanagem por terem as bandas de rodagem mais largas
Continua após a publicidade

Desvantagens

  • Tornam o rodar do carro menos confortável
  • Absorvem menos impacto e evita menos danos à suspensão
  • São menos resistentes a buracos ou guias por terem menos borracha na lateral
  • Demandam maior frequência na calibragem

E aí: acha que vale a pena colocar pneu com perfil baixo no seu carro? Ou as desvantagens fizeram você desistir da ideia. Comente conosco em nossas redes sociais.