Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como pagar multa de trânsito online com desconto?

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Maio de 2023 às 09h00

Link copiado!

Caspar Rea/Unsplash/CC
Caspar Rea/Unsplash/CC

Se você sofre para conduzir seu carro na velocidade permitida pela via ou, então, vira e mexe se esquece que é dia de rodízio e acaba levando uma multa de trânsito, temos uma boa notícia. É possível pagar pela infração de forma online. E melhor ainda, com desconto sobre o valor cheio estabelecido no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Ficou curioso, não é? Então leia atentamente ao tutorial que o Canaltech preparou para você, aprenda como pagar multa de trânsito online com desconto e economize um dinheirinho que já tinha como destino os cofres públicos.

E lembre-se: nada de usar artimanhas para driblar os radares e os fiscais de fiscalização, como a placa delete e o gel antirradar, hein? Eles podem ser vendidos livremente, mas são ilegais e, no caso de serem descobertos pelas autoridades, poderão gerar muito mais dores de cabeça do que as eventuais multas ou pontos na CNH.

Continua após a publicidade

Pagar multa com desconto é fácil

Se você quer pagar a multa de trânsito com desconto, saiba que os passos a seguir são bastante simples.

Passo 1: Cadastro

O interessado em pagar multa de trânsito de maneira online e com desconto precisa, primeiramente, efetuar um cadastro.

O primeiro deles é no gov.br, portal oficial do Governo Federal que o cidadão precisa conhecer caso queira aderir a diversos tipos de serviços, como este relacionado às infrações de trânsito.

Passo 2: Download de aplicativo

Continua após a publicidade

O segundo passo é realizar o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível tanto para iOS quanto para Android.

Passo 3: Adesão

Depois de realizar o cadastro no gov.br e baixar o aplicativo, o motorista precisa realizar a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Isso é feito justamente por meio do aplicativo CDT.

Continua após a publicidade

Basta clicar nas três barrinhas do lado esquerdo da tela, ao lado do nome, e ir em “tutorial”.

Passo 4

Depois disso, selecione “Carteira Digital de Trânsito” e, na sequência, role a tela para baixo até a opção “Adesão ao SNE na CDT”.

Continua após a publicidade

Passo 5: Habilitar o veículo

O passo 5 para pagar multa de trânsito online com desconto é cadastrar o veículo — ou os veículos, se tiver mais que um — no SNE. Isso pode ser feito tanto por meio do aplicativo quanto pelo portal de serviços Senatran.

Passo 6: Reconhecer a infração

Continua após a publicidade

O passo 6 é, talvez, o mais importante para quem quer pagar a multa com desconto de maneira online. É nele que o motorista vai, efetivamente, reconhecer que cometeu a infração.

Apenas ao reconhecer a multa o aplicativo dará as opções para pagamento ao usuário do sistema.

Passo 7: Escolha o percentual de desconto

Continua após a publicidade

Depois de entrar no sistema e escolher a infração que quer pagar (caso haja mais de uma), basta selecionar, na parte inferior da tela, a opção “pagamento”.

Feito isso, uma nova tela se abrirá, com 5 opções para o motorista autuado:

  • Desconto de 20%
  • Reconhecer a infração
  • Desconto 40%
  • Solicitar boleto sem desconto
  • Visualizar boleto
Continua após a publicidade

Pronto. O passo a passo do tutorial foi finalizado e está tudo certo para pagar a multa de trânsito online, com ou sem desconto. Fácil, não é mesmo?