Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BMW lança bicicleta elétrica que chega a 60 km/h e pode ser controlada via app

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Setembro de 2021 às 17h30

Link copiado!

Divulgação/BMW
Divulgação/BMW
Tudo sobre BMW

A BMW parece disposta a monopolizar as atenções no IAA, Salão de Mobilidade que está sendo realizado em Munique, na Alemanha, nesta semana. Para isso, preparou dois lançamentos parecidos, mas de divisões diferentes da empresa: a i Vision AMBY e a Motorrad Vision AMBY. Os nomes podem parecer iguais à primeira vista, mas esse pequeno “i” faz toda a diferença.

A BMW i Vision é, na verdade, uma bicicleta elétrica motorizada, também chamada de pedelec, que alia desempenho, tecnologia e autonomia. O desempenho faz com que ela possa acelerar a até 60 km/h, e a autonomia permite ao usuário percorrer até 300 quilômetros com uma única carga, mas em velocidade mínima (25 km/h). A bateria da i Vision é de 2.000 Wh. A tecnologia? Ela está diretamente ligada aos outros dois pontos levantados.

Por meio de um aplicativo próprio da BMW, o condutor tem sua geolocalização detectada durante o uso da i Vision. Desta forma, ele fica impedido de ultrapassar os limites legais de velocidade estabelecidos por cada região. Assim, a bicicleta elétrica alemã desacelera automaticamente, por exemplo, quando o usuário sai de uma via rápida para o centro da cidade. O app também permite verificar o status da bateria e acionar remotamente um dispositivo contra roubo.

Continua após a publicidade

A tecnologia também está presente no guidão e no cano de ajuste do selim. Em ambos os locais é possível ver barras de luz de LED, recurso que tem como principal objetivo aumentar a segurança do usuário, principalmente à noite.

“Este veículo ocupa o espaço entre uma bicicleta e uma moto e permite aos nossos clientes decidirem por si próprios em que estradas ou percursos querem percorrer em uma zona urbana. Tem toda a flexibilidade possível, pois, ao mesmo tempo em que rodam os pedais, ainda se mantêm em forma”, explicou Werner Haumayr, vice-presidente de design da BMW Group.

Motorrad Vision

Continua após a publicidade

O segundo lançamento da BMW nesta segunda-feira (6) foi a Motorrad Vision AMBY. Lançada pela divisão de motos da marca, ela atinge exatamente a mesma velocidade da “irmã”. O design, no entanto, faz com que ela se encaixe mais na categoria de motos elétricas leves e não das bicicletas, ou pedelecs.

A BMW ainda não revelou muitos detalhes sobre a motorização da Motorrad Vision AMBY, tampouco da bateria. O visual dela, no entanto, deixa claro que ela foi desenvolvida principalmente para passeios off-road, com pneus mais largos e sistema de suspensão robusto.

Continua após a publicidade

“A BMW Motorrad Vision AMBY nos leva a um novo território. Para nós, o foco está no comportamento do usuário. Nosso objetivo era desenvolver um veículo extremamente emocional para uma mobilidade inteligente dentro e ao redor da cidade que oferecesse o máximo de liberdade”, comentou Edgar Heinrich, chefe de design da BMW Motorrad. “Ela realmente permite que nossos clientes vivenciem a vida urbana de uma maneira totalmente nova, percorram distâncias com mais flexibilidade e se libertem da cidade de vez em quando. É uma introdução fascinante ao mundo da BMW Motorrad, que também promete o máximo prazer de condução”.

Se você curtiu uma, ou as duas novidades da BMW e não vê a hora de montar na i Vision ou na Motorrad Vision AMBY, melhor apertar o freio. A empresa não divulgou, por enquanto, os preços que serão cobrados por cada uma delas, nem se o Brasil está entre os mercados que terão a bike elétrica e a moto disponíveis para venda no futuro.

Fonte: Electrek