Publicidade

Waymo inicia testes com carros autônomos e você pode participar; saiba como

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Agosto de 2021 às 09h30

Link copiado!

Divulgação/Waymo
Divulgação/Waymo

A Waymo, empresa do Google especializada em carros autônomos, deu início ao programa "Trusted Tester", que vai avaliar o funcionamento dos seus veículos em São Francisco, na Califórnia. Desta vez, com o avanço dos projetos e da melhoria dos veículos, será permitido que qualquer pessoa possa participar dos testes nas ruas da cidade, mas mediante um acordo de sigilo para não revelar como foi a experiência, seja ela boa ou ruim.

Segundo o pessoal do The Verge, a Waymo já está realizando testes parecidos em Phoenix, no Arizona, e não precisou de tantas mudanças para aplicar a fórmula na cidade californiana. Para esse programa, será utilizado o SUV elétrico da Jaguar, o I-Pace, totalmente modificado para ser operacional sem a ajuda humana. Além disso, também serão disponibilizados outros veículos adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção.

"Desde o uso do aplicativo Waymo One para embarque e desembarque até a viagem em si, recebemos um feedback valioso de nossos passageiros que nos permite refinar nossa oferta de produtos à medida que avançamos em nosso serviço em San Francisco. Iniciamos este programa na semana passada com um grupo seleto e agora expandimos o programa para todos os cidadãos interessados. Começaremos com um grupo inicial e ampliaremos nas próximas semanas", disse a Waymo, em comunicado. 
Continua após a publicidade

A Waymo testa carros autônomos em São Francisco há quase uma década, desde quando era apenas um braço do Google — hoje é uma empresa independente. O uso comercial desses carros autônomos é uma mostra de que a empresa persegue o avanço rápido dessa tecnologia juntamente com a Ford e a General Motors, outras das gigantes norte-americanas.

Como participar?

A Waymo não deu detalhes de quantos carros estarão à disposição dos testes, mas os abriu para o público geral de maneira muito simples. Para dar uma voltinha em um Jaguar I-Pace autônomo, o interessado só precisa baixar o aplicativo Waymo One para Android ou iOS e seguir todas as instruções necessárias, incluindo a assinatura de um NDA para não compartilhamento da experiência.

Continua após a publicidade

Como se trata de um período de avaliação e os produtos ainda passam por desenvolvimento e atualizações, haverá um motorista dentro do carro para qualquer eventualidade. Além disso, os participantes do programa deverão passar todas as informações para a Waymo, de modo que a empresa possa trabalhar em futuras melhorias.

E aí canaltechers? Gostaríam de testar um dos carros autônomos da Waymo? Deixe nos comentários!

Fonte: The Verge