Publicidade

Táxi sem motorista? Robô-táxi da Hyundai poderá ser chamado por app em 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Setembro de 2021 às 11h05

Link copiado!

Divulgação/Motional
Divulgação/Motional

Enquanto os táxis aéreos da NASA e da Joby Aviation não chegam, que tal experimentar um táxi totalmente autônomo, ou seja, sem motorista, de uma marca bastante conhecida e em terra firme mesmo? É isso o que a Hyundai e a Motional, em parceria com a Lyft, estão planejando para 2023.

A fabricante sul-coreana e a empresa de condução autônoma criaram um veículo autônomo de nível 4, ou seja, que dispensa a presença de um condutor, baseado no Ioniq 5, crossover construído sobre plataforma eletrificada E-GMP. Chamado de “Robô-táxi”, o carro autônomo será apresentado no Salão de Munique, na Alemanha, entre os dias 7 e 12 de setembro, mas as primeiras informações (e as primeiras imagens) já foram divulgadas.

“Aplicamos várias redundâncias de sistemas, além de um conjunto de tecnologias essenciais para garantir segurança e conforto para os passageiros. Ao integrar com sucesso o Ioniq 5 robô-táxi com a tecnologia de condução autônoma da Motional, alcançamos um marco importante no caminho para comercializar o nosso robô-táxi”, comentou Woongjun Jang, Diretor do Centro de condução Autónoma no Hyundai Motor Group.
Continua após a publicidade

Segurança e tecnologia

Segundo a Motional, parceira da Hyundai no projeto, o robô-táxi dará aos passageiros “um lugar espaçoso e confortável para trabalhar, relaxar ou socializar durante seu passeio sem motorista”. E, para cumprir a promessa, o investimento em tecnologias voltadas para a segurança dos passageiros foi pesado.

O Ioniq 5 conta com mais de 30 sensores, incluindo câmeras, radares e LiDAR, tudo para garantir uma visão 360º, além de gerar imagens em alta resolução e, claro, rapidez na detecção de objetos pelo caminho, em qualquer que seja a direção. A autonomia do robô-táxi elétrico será de 300 milhas (aproximadamente 482 quilômetros) com uma única carga, e o veículo autônomo contará ainda com um recurso de carregamento bidirecional, que pode fornecer até 3,6 kW de energia.

Continua após a publicidade

“Este robô-táxi representa a visão da Motional de um futuro sem motorista se tornando uma realidade”, afirmou o presidente e CEO da Motional, Karl Iagnemma. “Temos experiência automotiva e de software incomparável em todo o nosso processo de desenvolvimento de veículos. Essa colaboração profunda nos permite fabricar um robô-táxi que é altamente seguro e confiável, e tem custo otimizado para produção global”, completou.

Até o momento não há qualquer informação sobre quantos robô-táxis Hyundai Ioniq 5 serão produzidos ou em quais locais o serviço será disponibilizado. Atualmente, a empresa, em parceria com a Lyft, opera uma frota de veículos BMW série 5 em Las Vegas, nos Estados Unidos. A Lyft, aliás, recentemente desistiu da ideia de investir em veículos autônomos próprios e vendeu sua divisão para uma subsidiária da Toyota por US$ 550 milhões.

Fonte: The Verge, TechCrunch