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NASA começa a testar táxis aéreos elétricos; você teria coragem de andar em um?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Imagem: Divulgação/NASA
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A NASA deu o primeiro passo para a chamada Campanha Nacional de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) nesta semana, ao iniciar os testes de voo com aeronaves de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Joby Aviation. A ideia da agência espaciall dos EUA é observar o comportamento dos carros voadores em ação para, no futuro, liberar a utilização dos chamados táxis aéreos para o público de maneira mais ampla.

Os testes tiveram início na segunda-feira (30) e irão até o dia 10 de setembro, no campo de aviação da Joby Aviation, localizado em Big Sur, na Califórnia. Em comunicado publicado no site oficial da NASA, Davis Hackenberg, gerente de integração da missão de AAM da agência, rotulou a campanha como “passo estratégico para acelerar o cronograma da indústria”.

Segundo o executivo, serão coletados diversos dados acústicos e de desempenho de veículos para uso em modelagem e simulação de futuros conceitos de espaço aéreo. Ao todo, serão utilizados 50 microfones para medir o perfil acústico das aeronaves da Joby em diferentes fases do voo. “Esses cenários de teste ajudarão a informar as lacunas nos padrões atuais para beneficiar o progresso da indústria na integração de veículos AAM no espaço aéreo”, explicou Hackenberg.

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Regras da FAA

Se você está ansioso para subir no alto de um prédio e “assobiar” para chamar seu táxi aéreo, é melhor ter calma. O processo que levará os famosos carros voadores à popularidade é longo e trabalhoso. E o primeiro passo é obter a regulamentação de voo junto ao órgão responsável, a Federal Aviation Administration (FAA).

A NASA já iniciou conversações para que a FAA redija novas regras para táxis aéreos, como os veículos eVTOL da Joby Aviation. Segundo alguns especialistas ouvidos pelo The Verge, a liberação para serviços de táxi aéreo em eVTOL deve demorar, no mínimo, 5 anos. Mesmo assim, a Joby revelou que pretende lançar a novidade em menos tempo, já em 2024.

“A Campanha Nacional AAM da NASA é crítica para impulsionar a compreensão científica e a aceitação pública das aeronaves eVTOL. Estamos orgulhosos de ter trabalhado em estreita colaboração com a NASA em voos elétricos nos últimos 10 anos e de ser a primeira empresa eVTOL a voar como parte da campanha”, sintetizou JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation. E você? Terá coragem de pegar um táxi aéreo? Conta aí pra gente.

Fonte: The Verge, NASA