Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Táxi autônomo da Amazon iniciará testes nos EUA

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Junho de 2024 às 19h30

Link copiado!

Divulgação/Zoox
Divulgação/Zoox
Tudo sobre Amazon

A Zoox, divisão da Amazon responsável por desenvolver táxis autônomos, foi fundada, segundo a própria empresa, “para tornar o transporte pessoal mais seguro, agradável e limpo para todos”. Nesta semana, o projeto iniciado há uma década, em 2014, deu mais um passo fundamental.

A empresa confirmou o início dos testes com seus robotáxis 100% autônomos em Austin e Miami, primeiras cidades fora do eixo oeste dos Estados Unidos a receberem os serviços dos carros sem motorista da subsidiária da Amazon. Antes destas cidades, a Zoox já havia testado os táxis autônomos em São Francisco, Seattle e Las Vegas, em 2018.

Para os novos testes, porém, a empresa não utilizará os carros projetados pela própria Zoox, que não possuem volantes ou pedais e, por isso, acomodam quatro passageiros, que se sentam de frente uns para os outros.

Continua após a publicidade

Após entrar em uma investigação da NHTSA, assim como outras empresas de robotáxis, por conta de dois acidentes com seus carros próprios, a Zoox resolveu mudar o procedimento e, para os testes em Austin e Miami, utilizará utilitários Toyota Highlander adaptados e com “motoristas de segurança humanos”. Por isso, não oferecerá viagens comerciais inicialmente nesses centros.

Zoox diz que fará “mapeamento” nas cidades

Ron Thaniel, diretor-sênior de assuntos políticos e regulatórios da Zoox, explicou como a empresa pretende trabalhar nesse novo ciclo de expansão até, efetivamente, passar a oferecer os serviços de robotáxi sem motorista em Austin e Miami.

“Sempre começamos com uma área de testes focada, expandindo metodicamente à medida que nossa IA se familiariza com as condições únicas de cada cidade. Austin e Miami oferecem oportunidades de aprendizagem importantes que apoiarão o crescimento contínuo e o refinamento de nossos testes e serviços”, explicou.

“É fundamental aperfeiçoarmos a nossa condução autónoma em áreas urbanas densas. Para fazer isso, identificamos rotas pré-planejadas específicas que oferecem os recursos e cenários de condução mais desafiadores, ao mesmo tempo que testamos rotas ponto a ponto selecionadas aleatoriamente dentro de uma cerca geográfica definida”, completou Thaniel.

O diretor da Zoox deixou claro, porém, que os principais alvos comerciais para a empresa continuam ainda se referem a Las Vegas, San Francisco e região. Assim, os testes em Austin e Miami se encaixam no cronograma de “explorar diversas cidades para futuras ofertas comerciais após o lançamento inicial”.