Zoox, empresa da Amazon, anuncia táxi autônomo com visual futurista

Zoox, empresa da Amazon, anuncia táxi autônomo com visual futurista

Por Ramon de Souza | 18 de Dezembro de 2020 às 20h30
Divulgação/Zoox

Após seis anos de desenvolvimento e de muito mistério, a Zoox, startup de mobilidade inteligente comandada pela Amazon, revelou o seu primeiro modelo de veículo completamente autônomo projetado para atuar como táxi. O invento chama atenção sobretudo por seu design, que desafia o nosso conceito milenar de “carro”: ele não possui uma frente ou uma traseira bem definida, podendo andar para frente e para trás livremente.

Afinal, não há um volante e tampouco a necessidade de um motorista no bólido da Zoox — logo, seria desnecessário projetá-lo com base nessas visões clássicas. Cada unidade é capaz de acomodar seis passageiros, que contam com bancos confortáveis em tecido, ar-condicionado e sistema de música. Todos esses “mimos” são comandados através de uma pequena tela sensível ao toque ao lado do banco principal.

A velocidade máxima é de 120 km/h e o motor é totalmente elétrico, sendo alimentado por uma bateria capaz de mantê-lo funcionando durante 16 horas a fio. A segurança do sistema autônomo é garantida graças ao emprego de uma série de sensores (LiDAR, radar etc.) e câmeras que são ativadas em casos de falhas nos componentes principais. Tudo isso dá ao “robotáxi” da Zoox a capacidade de enxergar 150 metros adiante, em todas as direções.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Infelizmente, por mais que a revelação do veículo seja empolgante, não podemos dizer que daremos uma volta nele tão cedo — a startup ainda nem sequer iniciou discussões com os órgãos locais para testar o invento em vias públicas, limitando-se a testá-lo em estradas privadas em Las Vegas, São Francisco e Foster City.

O veículo repensa completamente o nosso conceito de “carro”, não possuindo uma distinção clara de frente e traseira; velocidade máxima é de 120 km/h e bateria responsável por impulsionar o motor elétrico consegue trabalhar até 16 horas sem parar

Fonte: Zoox

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.