Zoox, empresa da Amazon, anuncia táxi autônomo com visual futurista
Por Ramon de Souza |
Após seis anos de desenvolvimento e de muito mistério, a Zoox, startup de mobilidade inteligente comandada pela Amazon, revelou o seu primeiro modelo de veículo completamente autônomo projetado para atuar como táxi. O invento chama atenção sobretudo por seu design, que desafia o nosso conceito milenar de “carro”: ele não possui uma frente ou uma traseira bem definida, podendo andar para frente e para trás livremente.
- Baidu anuncia computador autônomo de carros com serviço de manobrista
- Honda promete produção em massa de carros autônomos 'nível 3' para 2021
- Pequim libera carros completamente autônomos nas ruas pela 1ª vez
Afinal, não há um volante e tampouco a necessidade de um motorista no bólido da Zoox — logo, seria desnecessário projetá-lo com base nessas visões clássicas. Cada unidade é capaz de acomodar seis passageiros, que contam com bancos confortáveis em tecido, ar-condicionado e sistema de música. Todos esses “mimos” são comandados através de uma pequena tela sensível ao toque ao lado do banco principal.
A velocidade máxima é de 120 km/h e o motor é totalmente elétrico, sendo alimentado por uma bateria capaz de mantê-lo funcionando durante 16 horas a fio. A segurança do sistema autônomo é garantida graças ao emprego de uma série de sensores (LiDAR, radar etc.) e câmeras que são ativadas em casos de falhas nos componentes principais. Tudo isso dá ao “robotáxi” da Zoox a capacidade de enxergar 150 metros adiante, em todas as direções.
Infelizmente, por mais que a revelação do veículo seja empolgante, não podemos dizer que daremos uma volta nele tão cedo — a startup ainda nem sequer iniciou discussões com os órgãos locais para testar o invento em vias públicas, limitando-se a testá-lo em estradas privadas em Las Vegas, São Francisco e Foster City.
O veículo repensa completamente o nosso conceito de “carro”, não possuindo uma distinção clara de frente e traseira; velocidade máxima é de 120 km/h e bateria responsável por impulsionar o motor elétrico consegue trabalhar até 16 horas sem parar
Fonte: Zoox