Publicidade

Robotáxi autônomo mata cachorro em “acidente inevitável” nos EUA

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Waymo
Divulgação/Waymo

A Waymo, empresa-irmã do Google e uma das muitas que já testam robotáxis autônomos fora do Brasil, virou notícia por conta de mais um acidente envolvendo um de seus carros sem motorista nos Estados Unidos.

De acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Veículos Automotores da Califórnia, um cachorro de porte pequeno acabou sendo atropelado e morreu por conta do acidente ocorrido em San Francisco.

O relatório apontou que um Jaguar I-Pace utilizado pela Waymo como robotáxi autônomo rodava dentro da velocidade permitida na Toland Street, uma rua de pouco movimento no centro da cidade, quando o cachorro saiu de trás de outro veículo que estava estacionado e atingiu com força a lateral do carro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com o que foi dito pela Waymo, o sistema autônomo do carro teria percebido a aproximação do cão, mas o operador de sistemas, que estava sentado no banco do passageiro, não.

Velocidade e trajetória

A empresa relatou, em comunicado enviado ao TechCrunch, que não foi possível evitar a colisão por conta da “velocidade e da trajetória” do cachorro. Esses dois pontos, combinados, teriam tornado o acidente fatal “inevitável”.

A resposta oficial da empresa foi a seguinte:

“No dia 21 de maio, em San Francisco, um cachorro de pequeno porte correu na frente de um de nossos veículos com um especialista autônomo presente no banco do motorista e, infelizmente, foi feito contato. A investigação está em andamento, no entanto, a revisão inicial confirmou que o sistema identificou corretamente o cachorro que saiu correndo de trás de um veículo estacionado, mas não conseguiu evitar o contato. Enviamos nossas sinceras condolências ao dono do cachorro. A confiança e a segurança das comunidades em que estamos é a coisa mais importante para nós e continuamos a investigar isso da nossa parte”.

A Waymo já iniciou testes com robotáxis sem motorista em outras regiões dos Estados Unidos e, agora, torce para que o incidente que matou o pequeno cão não atrapalhe os planos de expansão traçados para os próximos meses.

Continua após a publicidade

Fonte: TechCrunch