Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SUV autônomo da Baidu vai até conversar com você e expressar sentimentos

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Junho de 2022 às 17h35

Link copiado!

SUV autônomo da Baidu vai até conversar com você e expressar sentimentos
SUV autônomo da Baidu vai até conversar com você e expressar sentimentos
Tudo sobre Baidu

A Baidu revelou detalhes do Robo-01, seu SUV autônomo de produção em massa. Segundo a gigante chinesa, esse carro, que também será elétrico, está 90% pronto, indicando que estamos próximos de conhecer aquele que deve ser o primeiro veículo desse tipo à venda para todos — pelo menos a princípio.

O projeto do Robo-01 faz parte das iniciativas da Jidu, empresa de mobilidade urbana criada pela própria Baidu em parceria com a gigante automotiva chinesa Geely. Esse carro, quando pronto, terá o mais alto nível de condução autônoma disponível, além de sistema de direção aperfeiçoados por inteligência artificial.

Continua após a publicidade

Além disso, o que mais chama a atenção é que o Robo-01 será capaz de se expressar emocionalmente de acordo com o humor dos passageiros. Isso é chamado pela empresa de Jidu Evolving Technology, uma espécie de tecnologia neural adaptável que pode ser expressada no comportamento do carro e até na voz da assistente pessoal interna do veículo.

"A Era do Carro Inteligente 3.0 é a era dos carros-robô. A transição para esta nova era é marcada pela mudança do poder de condução dos humanos para a IA, com os carros-robô alcançando um progresso autogerado liderado pela IA. A indústria automotiva na era 3.0 verá uma mudança sísmica de uma revolução na energia para uma revolução nos atributos do produto. O objetivo final é realizar uma experiência de transporte totalmente sem motorista. O robocar JIDU visa atender às necessidades dos usuários de viagens inteligentes, assistência inteligente no carro e cabine inteligente na nova era", disse Xia Yiping, CEO da Jidu.

Para dirigir por aí sem bater em pessoas ou carros, o Robo-01 estará munido de um avançado conjunto de sensores LiDAR, espalhados por 12 setores do carro. Além disso, mais 12 câmeras darão ao veículo total visão dos arredores, proporcionando a capacidade de se antecipar a situações corriqueiras de trânsito.

Continua após a publicidade

O interior, extremamente luxuoso e tecnológico, traz uma enorme tela sensível ao toque que reúne todas as informações do carro e pode exibir a visão de cada uma das câmeras. Também há uma espécie de volante retrátil, mas não se sabe se há a possibilidade de condução humana no Robo-01, algo que saberemos futuramente.