Publicidade

Google Assistente vai melhorar compreensão de textos e pronúncia de nomes

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Bence Boros/Unsplash
Bence Boros/Unsplash
Tudo sobre Google

O Google anunciou que trabalha em consideráveis melhorias para o recurso Natural Language Understanding (Compreensão da linguagem natural, em português), o que permitirá aprimorar a pronúncia de nomes e palavras, além de melhorar a compreensão de textos pelo assistente virtual da empresa.

A ideia da gigante é aprimora o mecanismo de aprendizado de máquina para que o Google Assistente reconheça o contexto em torno das conversas para tomar ações mais conscientes. Essa melhoria também pode ajudar o software a falar melhor alguns nomes menos comuns, já que ele “aprenderia” a forma correta de falar.

Em uma postagem publicada no blog de desenvolvedores, a equipe disse que você pode ensinar o Google Assistente a pronunciar melhor cada palavra e reconhecer os nomes dos seus contatos da maneira como você os fala. Confira o recurso em funcionamento:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com a companhia, será possível treinar o programa sem a necessidade de manter uma gravação de sua voz ou ficar repetindo a mesma coisa. Conforme a inteligência artificial for se aprimorando, ela começará a compreender melhor os comandos do usuário e a reproduzi-los de forma mais natural.

Os novos modelos do NLU, responsáveis pelo Google Assistente, utilizarão uma tecnologia derivada do BERT, o algoritmo de busca implementado na busca orgânica em 2018. Ela permite o processamento de várias palavras simultâneas vinculadas ao sentido da frase, em vez de analisar uma por uma.

A expectativa é que o assistente entenda comandos mesmo quando foram solicitados de forma mais “confusa”. Por exemplo: você pode estar pedindo para o Google configurar o seu alarme para 7h da manhã para levar seus filhos na escola, mas, logo depois, lembrar que tem uma consulta mais cedo. Será necessário cancelar a primeira ordem e substituí-la pela segunda — e o assistente deverá compreender isso.

Assistente cada vez mais “humano”

Com as melhorias mais recentes, o Google garante que o assistente é capaz de atender a quase 100% das demandas de alarmes ou tarefas de cronômetro. Para atividades mais complexas, ainda há algum caminho a ser percorrido, mas é possível notar uma clara evolução no sistema.

O aprendizado de máquina propiciará interações cada vez mais naturais e adaptadas ao perfil da pessoa. A ideia é que, em breve, ele consiga analisar o contexto da conversa para dar informações corretas. Por exemplo: se você perguntar como está o clima em São Paulo agora e logo depois pedir ao assistente para mostrar os melhores restaurantes, ele exibirá as opções para o estado anteriormente mencionado, mesmo que você esteja no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Essas novas atualizações serão lançadas nos próximos dias, porém ainda sem uma data exata. Por enquanto, a linguagem inicial é o inglês, mas o Google tem planos para expandir o recurso para novos idiomas em breve.

O objetivo deste aprimoramento é tornar o Google Nest — que desembarcou uma nova versão no Brasil — cada vez melhor para rivalizar com a Alexa, a assistente virtual da Amazon. Será que a gigante de Mountain View conseguirá superar a rival, que atualmente é a líder do segmento? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Google Blog

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*