5 dicas valiosas para economizar a bateria de qualquer celular

5 dicas valiosas para economizar a bateria de qualquer celular

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 16 de Março de 2022 às 11h05
Imagem: Lucas Wetten (Canaltech)

Cansou de andar com o carregador ou powerbank por aí? Com algumas estratégias simples, você consegue economizar a bateria do celular. Infelizmente, esse tópico é cercado de muitos mitos, então aqui vão soluções realmente eficazes para aumentar o aproveitamento do seu aparelho.

Ações como reduzir o brilho da tela, ativar o modo de economia do aparelho, desabilitar (ou reduzir) as notificações e manter os apps atualizados são mandatórias. E, para a alegria dos usuários, elas funcionam tanto no Android quanto no iOS.

Como economizar bateria no Android

O culpado pelo pouco aproveitamento do seu celular pode estar mais próximo do que você imagina. Abaixo, listamos algumas funções muito populares no Android — e também no iOS — que, apesar de parecerem inofensivas, são grandes vilões da bateria.

1. Desative as vibrações do celular

Ao habilitar o modo vibração do celular, você exige que o motor de vibração trabalhe. Por consequência, isso afeta o gasto de energia. Portanto, sempre que possível, utilize apenas toques ou o modo silencioso (em alguns aparelhos, essa última opção não inclui a função vibrar).

2. Use papéis de parede dinâmicos e widgets com moderação

Papéis de parede animados ou dinâmicos são uma armadilha. Ainda que chamem mais atenção, eles consomem uma quantidade de energia notável — justamente para que o movimento nunca pare. Opções estáticas, então, são sempre uma boa pedida. A mesma lógica se aplica aos tão amados widgets. Aliás, quanto mais deles estiverem na tela inicial, mais será o consumo de bateria.

Para economizar bateria, evite papéis de parede dinâmicos ou animados (Captura: André Magalhães)

3. Reduza as buscas por conexão

Se não estiver em uso, desative. Essa é uma premissa importante quando o assunto é conexão e economia. Felizmente, celulares mais modernos não buscam por outras redes se já estiverem conectados. Mas existem outras ferramentas que você pode dispensar, como Bluetooth, NFC, localização, Quick Share e Smart Things (Samsung). Também vale desabilitar assistentes de voz, como Google Assistente, Bixby e Siri.

Como economizar bateria no iPhone

De maneira geral, o sistema da Apple aceita os truques utilizados no concorrente. Isso, contudo, não é suficiente. Afinal, o iPhone possui recursos exclusivos que também drenam a energia. Para a tristeza do usuário, essa lista possui itens muito úteis. Por isso, analise com calma se vale trocar as funcionalidades por mais tempo de tela. Desta vez, citaremos dois truques que, sozinhos, te entregam um bom tempo extra.

1. Desabilite o rastreamento de apps

Lançado no iOS 14, o Rastreamento gerou muitas polêmicas ao obrigar que apps peçam permissão aos usuários para coletar dados. Ao negar o rastreamento, o usuário não apenas protege suas informações. Além disso, ele impede que o celular realize mais um processo entre tantos.

Para fazê-lo, acesse os Ajustes e, em “Privacidade”, selecione “Rastreamento”. Feito isso, desabilite a opção “Permitir Solicitações”. Também é possível desativar o comando em cada aplicativo de forma individual.

É possível desabilitar o rastreamento em cada app ou em massa (Captura: Thiago Furquim)

2. Desapegue do recurso Live Text

O Live Text é uma das funções queridinhas do iPhone. Através dela, usuários podem copiar textos em qualquer imagem, tenha sido ela capturada pelo celular ou apenas salva na galeria. O lado B é que, ao utilizar o app de câmera com muita frequência, o recurso procura de textos incansavelmente. É possível desativar a função em poucos passos. Novamente, entre no menu “Ajustes”, selecione "Câmera" e finalmente clique sobre o comando "Mostrar Texto Detectado".

Ao desligar o Live Text da Câmera, ele continuará ativo na sua galeria (Captura: Thiago Furquim)

Se você deseja mergulhar nesse assunto, essas estratégias podem não suprir a sua necessidade. Felizmente, dicas de como economizar bateria no Android e no iPhone não faltam por aqui.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.