Maior TV do mundo chega ao Brasil; veja tudo que ela faz e saiba o preço
Por Wendel Martins • Editado por Léo Müller | •

A fabricante chinesa Hisense lançou oficialmente no mercado brasileiro a TV de 116 polegadas 116UX. O modelo é o primeiro do mundo com tecnologia RGB-MiniLED e promete um novo padrão de imagem para entretenimento doméstico.
- Testamos o Projetor Hisense C2 Ultra que chegou recentemente ao Brasil
- Hisense traz ao Brasil geladeira custo-benefício e ar-condicionado com IA; veja
Com o anúncio oficial, a televisão, maior do mundo, se torna a maior disponível no Brasil, superando a X955 Max da TCL e a recém-lançada Samsung Neo QLED QN90F, ambas de 115 polegadas, por R$ 149.999.
TV da Hisense surpreende no tamanho e em nova tecnologia de tela
A 116UX da Hisense mede impressionantes 2,63 metros de largura, 1,49 metro de altura e 4 centímetros de espessura sem o suporte. Com o suporte, as dimensões passam para 2,63 m de largura, 1,54 m de altura e 48,7 cm de profundidade, pesando 108,5 kg no total.
O televisor utiliza a nova tecnologia RGB-MiniLED, onde os próprios LEDs nas cores primárias: vermelho, verde e azul, realizam a retroiluminação da tela.
Segundo a marca, o aparelho tem especificações robustas, como a taxa de atualização de 165 Hz e o brilho máximo de 8.000 nits, especificações que favorecem maior clareza em cenas de movimento e transmissões esportivas.
Para maior qualidade de imagem na tela enorme, a TV conta com upscaling avançado com IA para 4K, suporte ao Dolby Vision para ajuste automático de brilho e cores, além de tela antirreflexo Pro.
O processador da 116UX é o Hi View AI Engine X, que trabalha para a máxima performance, incluindo em inteligência artificial.
Já o sistema de áudio inclui Dolby Atmos, otimização de som por cenário com IA e um modo "Auditório" que otimiza o palco sonoro.
A assinatura sonora foi desenvolvido pela francesa Devialet, empresa especializada em engenharia de áudio e responsável pelo som da Opéra de Paris.
O que muda na tecnologia RGB-MiniLED para o MiniLED e OLED?
A principal diferença entre RGB-MiniLED e MiniLED tradicional está na emissão de luz.
Enquanto a tecnologia MiniLED convencional emite luz branca ou azul, a RGB-MiniLED emite diretamente luzes azul, vermelha e verde. Cada MiniLED consegue acender qualquer combinação das cores primárias.
Esta inovação permite que a TV cubra 95% do padrão BT.2020, referência máxima para cores em 4K e 8K atualmente. O resultado são imagens mais vivas e realistas que a maioria dos televisores, sobretudo no segmento LCD.
“Enquanto o MiniLED tradicional cuida apenas de contraste e brilho, o RGB-MiniLED também gera a cor na origem. Isso significa imagens mais vivas e próximas da realidade, sem intermediários no processo. O próximo passo da indústria de televisores será o RGB-MiniLED, e a Hisense foi a primeira a colocar um produto pronto com essa tecnologia no mercado”, explica o porta-voz da marca.
Já em comparação ao OLED, o RGB-MiniLED oferece brilho superior (8.000 nits), e melhor desempenho em ambientes iluminados, ao mesmo tempo, em que mantém o alto contraste e fidelidade de cores.
Hisense aposta em telas gigantes para deslanchar no Brasil
A estratégia da Hisense foca no domínio do mercado de telas grandes. Segundo a fabricante, atualmente ela é líder mundial em TVs acima de 100'' e quer chamar a atenção no Brasil com os modelos gigantes.
Além da 116UX, a marca também lançou o modelo de 110 polegadas 110UX com tecnologia MiniLED por R$ 119.999. Os lançamentos reforçam o interesse da empresa no segmento premium brasileiro.
"Acreditamos que o mercado brasileiro está pronto para telas gigantes. Nosso objetivo é democratizar essa tecnologia (RGB-MiniLED) e, gradualmente, trazê-la para modelos menores nos próximos anos", finalizou Matheus.
A 116UX vem equipada com sistema operacional Google TV e controle remoto com iluminação própria e botões dedicados para Netflix, Amazon Prime Video, YouTube e Disney+. O processador Hi View AI Engine X, próprio da marca, gerencia os recursos de inteligência artificial da TV.
Leia mais
- 5 TV Box e TV Stick para comprar de olhos fechados em 2025
- Novas TVs premium da Samsung chegam ao Brasil com foco em recursos de IA
- QLED Fake: entenda a polêmica das TVs entre Samsung e TCL
VÍDEO: O FIM DAS TVs? Conheça a promessa do projetor Hisense C2 Ultra!