Google TV chega a mais modelos da Philips, TCL, Aiwa e outras marcas
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

O Google TV é um dos sistemas operacionais mais populares para aparelhos de televisão, e ele deve ficar ainda mais presente com a chegada em modelos de mais marcas. Ainda neste ano, empresas como Philips, TCL, Toshiba e outras adotarão o software padronizado de forma mais ampla.
- Qual é a melhor TV para assistir à Copa do Mundo Feminina
- Qual é o futuro das TVs? Faz alguma diferença na hora da compra?
Trata-se de uma estratégia diferente em relação ao que é visto na LG e Samsung, duas das marcas que mais vendem TVs no Brasil. Afinal, elas trazem sistemas próprios, por meio do WebOS e do Tizen, respectivamente.
Por aqui, as marcas que já adotam o Google TV incluem a própria Toshiba, com o lançamento do modelo OLED X9900 no final do ano passado. Porém, a TCL é pioneira com o sistema no Brasil, com destaque para as linhas C, S e Q que trazem opções de diferentes dimensões e faixas de preço.
O cronograma de novas TVs com Google TV inclui:
Philips: a marca pretende apresentar o Google TV em todos os modelos da linha 2023, incluindo o modelo MiniLED PML9507 que já passou pela análise do Canaltech. O produto se destacou pela iluminação Ambilight reforçada, além de sua boa qualidade de imagem.
Contudo, os modelos mais simples também ganharão o sistema operacional — por isso, a marca terá as menores representantes com o Google TV, em opções a partir de 32 polegadas.
TCL: Por outro lado, a TCL tem a maior opção com Google TV do mercado brasileiro, por meio dos modelos C735, QM8 e mais. Contudo, a partir de setembro, mais opções entre 43 e 85 polegadas chegarão com o sistema.
O Canaltech tem uma lista especial com as melhores opções de TV da TCL, em que são destacados alguns modelos como o C835, X925, P735 e P635, entre outros.
Aiwa: A marca japonesa tem TVs fabricadas pela Mondial, e está no mercado brasileiro há um ano com opções a partir de 32 polegadas. A empresa deve apresentar novas opções de 65 e 75 polegadas com Google TV, enquanto os modelos menores permanecerão com Android TV.
Antigamente, a empresa se notabilizou pelos seus aparelhos de som, e ela pretende intensificar seus investimentos neste mercado. Essa estratégia foi divulgada por um executivo da marca, em entrevista concedida durante o mês de abril.
Google TV ganha em usabilidade e visual
Considerado como uma evolução do Android TV, o Google TV se destaca por trazer elementos estéticos parecidos com os celulares mais recentes que trazem o sistema operacional. Isso inclui a presença de ícones arredondados, e a disposição intuitiva de conteúdos.
Outro destaque está na presença do Google Assistente, que ainda pode ser ativado por voz em modelos de TV que apresentam essa funcionalidade. Com o serviço é possível controlar dispositivos de casa inteligente, além de conferir informações como a previsão do tempo e rotinas diárias.
Naturalmente, o sistema também oferece acesso aos serviços de streaming mais populares, como o Netflix, Prime Vídeo, Max, Disney Plus, Globoplay e mais. Todos os conteúdos disponíveis são dispostos de forma integrada, por meio da aba “Novidades em serviços de streaming”.
Em geral, as TVs que trazem o Android TV não ganham acesso ao Google TV, mesmo que os sistemas sejam feitos pela mesma empresa. Por isso, é preciso tomar cuidado para não pegar um modelo com o software antigo, que tende a receber cada vez menos suporte a partir dos próximos anos.
Fonte: Tilt