Publicidade

Chromecast sai de linha após 11 anos e ascensão das smart TVs

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

No mesmo dia em que o Google TV Streamer foi lançado, o Google anunciou que não produzirá novas unidades do Chromecast. O dongle de TV será descontinuado após 11 anos e cinco modelos diferentes.

Até hoje, duas opções diferentes do Chromecast eram produzidas: o modelo com Google TV e resolução 4K (apresentado em 2020), além da opção mais básica com resolução HD (anunciada em 2022).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ambos continuarão sendo vendidos até os estoques acabarem, mas não terão mais reposição.

A mudança de estratégia do Google foi anunciada em um contexto de popularização das smart TVs, já que hoje em dia mesmo as TVs de entrada trazem algum tipo de sistema operacional para rodar aplicativos de streaming. Desta forma, o objetivo principal do Chromecast se torna redundante.

A situação era bastante diferente em 2013, quando o primeiro modelo foi anunciado com uma estrutura parecida a um “pen-drive” para colocar na porta HDMI das TVs que não eram smart.

Na sequência, o Google passou a adotar um formato circular, que consolidou o Chromecast ao longo de suas gerações seguintes.

Com o recém-lançado Google TV Streamer, a empresa mostra que mudou seu foco para não apenas mostrar conteúdos como filmes e séries, mas também oferecer experiências extras que vão além das soluções de software já presentes nas TVs de outras marcas.

Para isso, o produto traz novidades como o suporte para Google Home com controles de itens de casa inteligente, além de recomendações e sinopses de conteúdos geradas por inteligência artificial (IA) com o Gemini.

Fonte: 9to5Google