Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google lança Chromecast acessível com resolução Full HD e Google TV

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Setembro de 2022 às 12h21

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

Depois de diversos rumores já terem citado um novo modelo de Chromecast, o Google finalmente lançou o acessório usado para transformar TVs antigas em modelos totalmente funcionais nos tempos modernos. Ele pode ser considerado uma versão mais básica do já conhecido Chromecast 4 de 2020, apenas com algumas mudanças em qualidade de imagem e processamento.

Novo Chromecast tem suporte a Full HD em HDR

Continua após a publicidade

A principal distinção do novo Chromecast é a resolução máxima suportada, de 1920 x 1080 pixels (Full HD). Ela é mais baixa em comparação com o 4K que o modelo anterior oferece, mas ainda há compatibilidade com conteúdos em HDR.

Além disso, ele traz um processador Amlogic S805X2 na parte interna, componente que suporta o codec de vídeo AV1 — algo que o modelo anterior não faz. Porém, a limitação de resolução em nível de hardware deve deixar menos potência para jogos e aplicativos, entre outros aspectos.

A quantidade de memória RAM foi reduzida de 2 GB para 1,5 GB, o que também deve afetar o desempenho de forma perceptível. O armazenamento interno permanece em 8 GB, o que é irônico, já que o Google está forçando que dongles de outras marcas com Google TV tenham pelo menos 16 GB de espaço.

Esta versão do sistema operacional é baseada no Android 12, enquanto o modelo anterior ficou no Android 10 — com promessa de receber o Android 12 "em breve". Além disso, o produto garante acesso a mais de 10 mil aplicativos por meio da Play Store, assim como outros dispositivos com Google TV.

Continua após a publicidade

Em geral, a experiência deverá ser bastante semelhante, com o mesmo controle remoto, suporte para múltiplos perfis, modo kids, recomendações inteligentes e mais. O novo Chromecast estará disponível apenas na cor “Snow” (branco), enquanto o modelo 4K segue com três opções de tons.

Preço e disponibilidade

O novo Google Chromecast é voltado para aquelas televisões mais básicas, que não têm suporte para resoluções 4K de qualquer forma. Com isso, ele deve chegar para competir com as versões mais baratas de dongles das concorrentes, como Roku, Xiaomi e Amazon.

Continua após a publicidade

O produto será vendido nos Estados Unidos e mais 18 países ainda não especificados. Seu preço oficial é de 30 dólares (cerca de R$ 155 em conversão direta), mais barato que o modelo 4K de 50 dólares (~R$ 259).

Fonte: Google, via 9to5Google