Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

São Paulo agora tem maior campus de estudos 5G no Centro Universitário Facens

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Abril de 2021 às 23h00

Link copiado!

Mohamed Hassan/Pixabay
Mohamed Hassan/Pixabay
Tudo sobre Ericsson

O Brasil agora tem um campo para pesquisas em 5G. O Centro Universitário Facens, a Ericsson, a Embratel e a Claro mostram um campus com tecnologia 5G em Sorocaba, no interior de São Paulo, onde fica a sede instituição de ensino.

Segundo nota das empresas, o espaço se chama 5G Smart Campus Facens e pode funcionar com base em uma licença científica cedida pela Agência Nacional de Telecomunicações. Ou seja, o espaço é voltado para pesquisas e não oferta de conexão para o consumidor final. A proposta é que empresas e estudantes possam conhecer, testar, prototipar e escalar seus produtos e serviços.

O sistema conta com operação da Claro e estrutura da Ericsson, sendo que a empresa diz que se trata do 5G apelidado de “real”, diferente da versão DSS já comercializada. Algumas aplicações já estão programadas no espaço, principalmente para o setor de internet das coisas. O 5G será usado para estudos de leitura e monitoramento de sensores, acionamento remoto de dispositivos baseado na informação dos sensores, aplicações multimídia, controle de robôs e máquinas de forma remota, entre outras.

Continua após a publicidade

Entre as aplicações que serão desenvolvidas e testadas no 5G Smart Campus Facens, estão algumas no segmento IoT, como: leitura e monitoramento de sensores, acionamento remoto de dispositivos baseado na informação dos sensores, aplicações multimídia, controle de robôs e máquinas de forma remota, entre outras.