Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisa revela qual operadora tem a internet móvel mais rápida do Brasil

Por| 17 de Agosto de 2020 às 13h50

Link copiado!

Pesquisa revela qual operadora tem a internet móvel mais rápida do Brasil
Pesquisa revela qual operadora tem a internet móvel mais rápida do Brasil

A consultoria OpenSignal publicou seu relatório de experiência de uso em redes móveis e fez um retrato das operadoras nacionais às vésperas da evolução para o 5G. Os destaques do relatório foram as operadoras Claro e TIM, que lideraram as categorias avaliadas pela empresa.

Os dados foram obtidos entre os dias 1º de março e 29 de maio, a partir de mais de 13 bilhões de medições em 11,5 milhões de aparelhos em todo o Brasil. As informações avaliadas foram escolhidas para representar a experiência dos usuários e, segundo a consultoria, não podem ser comparados com números de outros relatórios.

Vencedores

Continua após a publicidade

Claro e TIM tiveram sua classificação geral alterada de “Bom” para “Muito Bom”, enquanto as rivais Oi e Vivo permaneceram como “Bom”. A OpenSignal destacou que a maturidade da rede 4G da TIM — campeã nos quesitos de “disponibilidade 4G” e “experiência de cobertura 4G” — pode garantir uma vantagem na transição para o 5G.

A Claro, por sua vez, liderou os quesitos de “experiência de vídeo”, “experiência em apps de voz” e “experiência em games”, além das métricas de velocidade de download e upload.

Internet móvel mais rápida do Brasil

Continua após a publicidade

Apesar das trapalhadas no marketing, a rede 4G da Claro apresentou os melhores números de velocidade, tanto para baixar arquivos (download), quanto para enviar (upload). A diferença de desempenho foi 50% maior em relação à segunda colocada Vivo, que registrou a menor melhoria de velocidade em relação ao último relatório da consultoria.

A Claro ampliou sua vantagem em 1,5 Mpbs e saltou para 7,8 Mbps de diferença em relação à Vivo. Enquanto a líder do ranking melhorou em 2 Mbps a velocidade média registrada no período, a segunda colocada cresceu apenas 0,5 Mbps — isso contra 1,6 e 1,3 de TIM e Oi, respectivamente.

Ao medir o upload, ou seja, o envio de arquivos do aparelho para a rede, a Claro também liderou a métrica com média de 8 Mbps. Vivo, com 5,7 Mbps, e TIM, com 5,6 Mbps, tiveram um empate técnico e foram seguidas pela Oi, em quarto lugar, com 4 Mbps.

Continua após a publicidade

A maior cobertura 4G do Brasil

Ao avaliar especificamente a cobertura 4G, a vencedora (finalmente) foi outra, a TIM. A OpenSignal destacou que, apesar do aumento da cobertura de todas as operadoras, o crescimento da rede começou a desacelerar. A expansão das quatro operadoras na disponibilidade de conexões 4G foi de aproximadamente 2%.

A TIM liderou o quesito oferecendo sinal 4G em 88,2% do tempo em que os aparelhos medidos estiveram ligados, contra cerca de 79% de Vivo e Claro e 70% da Oi. Vale destacar que a medida não significa o tamanho da cobertura 4G, mas a porcentagem de tempo em que a tecnologia estava disponível para os aparelhos usados na pesquisa.

Continua após a publicidade

Outra métrica liderada pela TIM, a experiência de cobertura 4G, por sua vez, compara a experiência de uso com 4G apenas nos locais onde todas as quatro operadoras disponibilizam o sinal com a mesma tecnologia.

A vitória da TIM neste quesito foi mínima, com 6,3 pontos de 10 possíveis, contra 6,2 da Vivo, 5,8 da Claro e 4,5 da Oi.

Continua após a publicidade

A melhor experiência multimídia

A OpenSignal destacou que a experiência de uso com vídeo melhorou no geral no Brasil, com abertura mais rápida de vídeos e menos engasgos nas visualizações nos últimos seis meses. A Claro liderou a categoria com 68,7 de 100 pontos possíveis, seguida da TIM (65,1), Vivo (63,2) e Oi (56). Em todas as operadoras, a experiência em conexões 4G foi — como já podia se esperar — superior ao das redes 3G.

A Claro repetiu a liderança na experiência em jogos. A categoria avalia o desempenho da rede celular em jogos online, medindo o tempo de resposta (latência, lag) e perda de pacotes. Apesar das baixas notas de todas as operadoras no 3G, a Claro se desgarrou das concorrentes quando o assunto foi 4G, o que impulsionou sua nota para 70 pontos contra menos de 60 das concorrentes.

Continua após a publicidade

Apesar de liderar o ranking, a Claro teve sua experiência em jogos classificada como “Média”, enquanto as concorrentes tiveram notas dentro da categoria “Pobre”. O segmento foi o que apresentou maior espaço de melhora, o que pode acontecer com a chegada do 5G — caso a promessa das operadoras se concretize, é claro.

Ao avaliar a experiência nos aplicativos de chamada de voz, a OpenSignal analisou a qualidade de chamadas em apps como WhatsApp, Skype, Messenger e outros. A categoria registrou boas notas para todas as operadoras, com um leve destaque novamente para a Claro, com menos problemas de distorções e ruídos nas chamadas.

Continua após a publicidade

Diferenças regionais

O relatório da OpenSignal apresenta alguns dados curiosos, como a maior cobertura 4G em um estado em termos percentuais — registrado pela TIM no Acre, onde teve 95% de disponibilidade da tecnologia.

Em termos de velocidade, o estado campeão em downloads foi Santa Catarina, com uma média de 35,8 Mbps entre as quatro operadoras. Já o upload foi dominado pelo estado do Pará, que marcou 10,2 Mbps de média no envio de arquivos.