Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei tenta reverter decisão da FCC de banir negócios com operadoras dos EUA

Por| 05 de Fevereiro de 2020 às 08h40

Link copiado!

Huawei tenta reverter decisão da FCC de banir negócios com operadoras dos EUA
Huawei tenta reverter decisão da FCC de banir negócios com operadoras dos EUA
Tudo sobre Huawei

A Huawei tenta evitar aquele que pode ser o bloqueio final de seus negócios nos Estados Unidos. Em novembro, a FCC (Comissão Federal de Comunicações, uma espécie de Anatel norte-americana) votou por banir a chinesa, junto com a conterrânea ZTE de obter financiamentos em um fundo do governo federal para investimentos em infraestrutura de telecomunicações em zonais rurais dos EUA, movimento que a companhia chamou de “ilegal e equivocado”.

A votação foi unânime: 5 a 0 pelo banimento das empresas. O caso está nas mãos da Secretaria de Segurança Pública e Segurança Interna da FCC, que pode decidir por acatar a decisão imposta em votação ou continuar permitindo que as chinesas obtenham os subsídios do governo americano para ampliar a infraestrutura em zonas rurais.

O caso envolve nada menos que US$ 8,5 bilhões destinados a operadoras que atuam em áreas rurais para comprarem equipamentos que ajudariam a ampliar o alcance das redes móveis em lugares afastados dos Estados Unidos. Em dezembro, a Huawei entrou com uma contestação contra a decisão, alegando ser uma decisão inconstitucional.

Continua após a publicidade

Nesta segunda-feira, a companhia enviou um documento de quase 200 páginas em que classifica a ação como “uma campanha de certos oficiais do governo, incluindo membros do Congresso, para prejudicar a Huawei com restrições onerosas e estigmatizantes, encerrá-la nos Estados Unidos e impugnar sua reputação aqui e ao redor do mundo”.

A empresa está proibida pela administração Trump de adquirir tecnologias de empresas americanas ou fazer negócios com companhias baseadas nos EUA. Além disso, o governo tenta convencer países aliados a não fazerem negócios com a Huawei (incluindo o Brasil), alegando que os equipamentos da empresa podem ser usados pelo governo chinês para espionar as pessoas. A Huawei nega isso sempre que tem a possibilidade. Até porque o presidente norte-americano nunca apresentou uma única prova consistente de que isso ocorra.

Na semana passada, o Reino Unido optou por não barrar a chinesa de participar da ampliação de infraestrutura de telecomunicações dos territórios da Rainha, apesar de ter sido imposto um limite de participação. Ou seja, a Huawei não pode ser a única a fornecer equipamentos para as operadoras britânicas.

Continua após a publicidade

No Brasil, embora a Huawei não participe diretamente dos leilões envolvendo as frequências do 5G, ela pode vender equipamentos para as operadoras que participarem desse mesmo leilão. Até o momento, não há indicações de que ela sofrerá algum tipo de impedimento nesse processo.

Fonte: Reuters