Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Enchentes no RS | Operadoras liberam internet móvel para ajudar na comunicação

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Maio de 2024 às 14h06

Link copiado!

Ricardo Stuckert/Presidência do Brasil
Ricardo Stuckert/Presidência do Brasil

As três principais operadoras de internet móvel do Brasil — Claro, TIM e Vivo — estão fazendo ações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Como indicou o portal Tecnoblog, as companhias já oferecem pacotes extras de redes móveis para ajudar na comunicação entre pessoas que estejam sofrendo as consequências das fortes chuvas. 

A Claro concedeu 5 GB extras de internet para clientes do plano Prezão, Claro Controle e Claro Flex, inclusive para clientes que não tenham créditos ou estejam inadimplentes. Os dados são válidos por sete dias no primeiro caso, e 30 dias nos dois últimos. 

Continua após a publicidade

Por sua vez, a TIM disponibiliza 10 GB extras de internet para clientes do pré e pós controle. A Vivo é outra empresa a liberar 10 GB para clientes do plano pré-pago que estejam nas regiões afetadas. 

Além da possibilidade de se comunicar com parentes e outras pessoas conhecidas que estejam em áreas afetadas por meio dos próprios planos, as operadoras passaram a atuar em regime de rede aberta no Rio Grande do Sul. 

Na prática, isso significa que clientes de diversas operadoras podem pegar sinal de rede via antenas que, anteriormente, seriam destinadas apenas a clientes de determinada empresa — como cliente Claro usando rede da TIM, por exemplo. Neste caso, estão permitidas ligações para serviços de emergência, além do recebimento de mensagens SMS com alertas da Defesa Civil do RS.

Como usar a rede aberta no celular

Para aproveitar a rede aberta, é preciso ativar o roaming de dados dos smartphones. A função normalmente está acionada como padrão, mas pode ser acessada por meio do menu de configurações de redes móveis de cada celular.

Em aparelhos que rodam Android, o caminho para ativar o serviço de roaming pode variar de acordo com o modelo, com termos que se diferem ligeiramente em cada menu.

No entanto, em modelos da Samsung ele pode ser acessado por meio do seguinte passo a passo:

Continua após a publicidade
  1. Vá até Ajustes;
  2. Entre em Conexões;
  3. Vá para Redes móveis;
  4. Habilite a opção "Dados em Roaming";
  5. Pronto!

Já no iPhone, o roaming pode ser acessado ao seguir o seguinte caminho:

  1. Vá para Ajustes;
  2. Toque em Celular;
  3. Vá no SIM card;
  4. Abra a opção Dados Celulares;
  5. Toque em "Opções de Dados Celulares";
  6. Ative Roaming de Dados;
  7. Pronto!

Além de permitir o uso de mais internet, as operadoras também realizam campanhas de arrecadação de fundos para auxiliar as famílias atingidas. Até o fechamento deste texto, a Fundação Telefônica Vivo já tinha coletado mais de R$ 62 mil, valor que será dobrado pela fundação. 

Continua após a publicidade

Já a Claro abriu pontos de coletas em suas lojas, para arrecadar itens como roupas, itens de higiene pessoal, cobertores e mais. No total são 17 pontos participantes nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Canoas, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria e Bento Gonçalves. 

Fonte: Tecnoblog